A vontade frequente de urinar durante à noite também é chamada de noctúria ou diurese noturna pelos médicos. Geralmente, a pessoa acorda duas ou mais vezes para fazer xixi.
Apesar de ser mais comum em idosos, pode ocorrer também com os adultos mais jovens. Além de atrapalhar a qualidade do sono, as micções noturnas costumam indicar, na maioria das vezes, um problema de saúde.
unsplash
A seguir, veja 9 situações que causam a vontade excessiva de urinar à noite.
Você toma chá ou leite antes de dormir? Quem consome líquidos em excesso à noite pode sentir mais vontade de fazer xixi. O problema piora quando as bebidas contêm cafeína ou álcool, já que interferem na concentração da urina, que fica mais diluída.
1. Excesso de líquidos
unsplash
Quem tem diabetes elimina o excesso de glicose no sangue pela urina. Quando a doença está descompensada, é comum que a quantidade de xixi aumente. Alguns medicamentos indicados para controle glicêmico também acarretam o sintoma.
2. Diabetes
unsplash
Em alguns casos, conforme os homens envelhecem, ocorre um aumento benigno da próstata. A glândula aumentada dificulta a passagem da urina e sua eliminação completa. Por isso, surge a vontade de ir ao banheiro com mais frequência.
3. Aumento da próstata
Nessas situações, a bexiga apresenta uma atividade exagerada e funciona mais. O órgão se contrai diversas vezes, independentemente do volume de urina. Por isso, causa micções em pequenas quantidades e em uma frequência maior.
4. Bexiga hiperativa
No final da gestação, há um aumento do útero, que comprime a bexiga e acarreta dificuldade para reter mais xixi. A gestante pode sentir mais vontade de urinar e de forma repentina.
5. Grávidas
unsplash
Quando há uma lesão neurológica, como AVC, pode surgir uma disfunção na bexiga. Nesses casos, ela fica mais flácida, atua de forma involuntária, causando incontinência urinária e mais micções.
6. Problemas neurológicos
Bastante comuns, as infecções urinárias provocam uma inflamação na bexiga e o desejo de urinar se torna mais frequente. Além disso, surgem sintomas como ardor ou dor ao fazer xixi, urina com sangue, cansaço e mal-estar.
7. Infecções do trato urinário
unsplash
O envelhecimento da bexiga faz com que ela se comporte como uma bexiga hiperativa: esvaziando-se várias vezes ao dia e à noite, além de causar quadros de urgência com eventuais perdas urinárias.
8. Idade avançada
Alguns remédios provocam a diurese noturna. É o caso de diuréticos e medicamentos para problemas cardíacos, depressão e diabetes. Vale a pena checar a dosagem ou se há necessidade de alterar a medicação.
9. Medicamentos
unsplash
Como tratar?
É importante procurar um médico quando perceber que está acordando várias vezes para ir ao banheiro. O especialista solicitará exames para identificar a causa da noctúria.
unsplash
Geralmente, solicitam-se exames de imagem e de urina. Também é preciso mudar os hábitos como beber menos líquidos antes de deitar ou o horário de remédios. Podem ser prescritos medicamentos que diminuem a quantidade de urina produzida.
Fontes: Adriano Cardoso Pinto, urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; José Carlos Truzzi, urologista do Fleury Medicina e Saúde (SP) e Daniel Moser, urologista e supervisor da Sociedade Brasileira de Urologia.