saúde

Ácidos para pele: qual é a ação de cada um e como usá-los

Por Giulia Granchi

Unsplash

Com cada vez mais opções de produtos e tantos passos diferentes na rotina de cuidados com a pele, é normal ficarmos confusos sobre o que usar. Quando o assunto é ácido, é importante saber quais cuidados tomar após a aplicação e para que serve cada tipo.

Unsplash

O ácido retinoico é derivado da vitamina A, promove esfoliação, controle de oleosidade, diminui manchas e sinais do fotoenvelhecimento. Não deve ser usado durante o dia, em contato com o sol, em crianças e gestantes.

Unsplash

Ácido retinoico

Possui propriedades esfoliantes e antimicrobianas, usado para afinar as camadas da pele. É utilizado em inúmeros produtos para pele oleosa, tratamento da acne, dermatite seborreia e até psoríase. Não deve ser usado em menores de 2 anos, gestantes e por quem tem alergia. 

Unsplash

Ácido salicílico

O ácido glicólico tem efeito esfoliativo e clareador na pele, muito indicado no tratamento de manchas, cicatrizes e estrias. Além disso, atua nas camadas mais profundas da pele estimulando o colágeno, dando sustentação e firmeza ao rosto. Não deve ser utilizado por quem possui alergia. 

Unsplash

Ácido glicólico

É um potente hidratante e tem o poder de suavizar aspectos de flacidez e rugas. Quando microcapsulado e injetado na pele, estimula a síntese de colágeno, deixando a região mais firme.

Ácido hialurônico

O ácico ferúlico e o ácido ascórbico (mais conhecido como vitamina C) têm papéis muito semelhantes. Eles agem na diminuição dos radicais livres na pele e, com isso, previnem danos do envelhecimento. Além disso, têm potencial moderado em melhorar flacidez e manchas.

Ácido ferúlico e ácido ascórbico

Unsplash

Para escolher o ácido ideal, o melhor é consultar-se com um dermatologista. O médico levará em conta características específicas da sua pele, idade, se há manchas, espinhas ou muita sensibilidade. 

Posso usar ácidos?

Unsplash

A maioria dos ácidos deve ser usada à noite devido a irritação com exposição solar. É recomendado o uso de hidrante, além de protetor solar com FPS alto. Para que a pele se acostume com o produto, o dermatologista pode recomendar o uso somente em alguns dias da semana.

Quais cuidados tomar?

Unsplash

Fontes: Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo; Betina Stefanello, dermatologista e professora no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay.

Reportagem: Giulia Granchi

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 6 de janeiro de 2020