NÃO EXAGERE

9 sinais de que você está consumindo muito sal 

Por Samantha Cerquetani

Você é daquelas pessoas que abusam do sal nas refeições? Apesar de ser tentador, em excesso esse ingrediente causa diversas doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares e renais. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda consumir no máximo 5 g de sal por dia, o que equivale a uma colher (de chá). No entanto, a ingestão média de sal no Brasil é de 9,3 g --quase o dobro do indicado. 

Quando o sal é consumido de forma abusiva, o organismo reage e dá indícios de que algo não vai bem. A seguir, veja 9 sinais de que o consumo do nutriente passou dos limites. 

Unsplash

1. Sede excessiva

Consumir alimentos salgados aumenta a sede porque o corpo sinaliza que não há água suficiente para suportar a quantidade de sódio existente. O organismo envia um sinal ao cérebro para aumentar o consumo de líquidos.

Se você está fazendo mais xixi ultimamente, pode ser um sinal de que está exagerando no sal. Abusar no consumo faz com que os rins trabalhem mais para eliminá-lo do corpo. Isso aumenta a necessidade de ir ao banheiro.

2. Aumento da urina

3. Retenção de líquidos

O consumo excessivo de sal provoca a retenção hídrica, a temida sensação de inchaço. Isso ocorre porque ele prejudica a eliminação de líquidos. É comum a sensação de inchaço na região abdominal, pernas e pés.

Uma ingestão de grande quantidade de sal pode causar dor de cabeça, pois ele provoca a dilatação de vasos sanguíneos na região. Além disso, causa desidratação, o que aumenta o desconforto. 

4. Dores de cabeça

unsplash

O consumo excessivo de sal, associado a uma dieta desequilibrada, leva ao aumento da micção noturna. A pessoa acorda várias vezes para ir ao banheiro, o que atrapalha a qualidade do sono.

5. Atrapalha o sono

O sal consumido em excesso e com frequência causa danos às papilas gustativas, o que leva a alterações no paladar. Isso pode reduzir o prazer de consumir os alimentos, uma vez que o sabor deles não é mais o mesmo.

6. Altera o sabor dos alimentos

unsplash

O excesso de sal deixa a parede gástrica mais vulnerável à bactéria Helicobacter pylori, que está relacionada aos casos de gastrite, úlcera e câncer gástrico. Por isso, é comum que a pessoa que exagera no ingrediente sinta dores de estômago com frequência. 

7. Dor de estômago

Quando há muito sal no organismo, a água sai das células para diluí-lo. Assim, é comum que as pessoas que exageram no consumo se sintam mais fracas e sem disposição. 

8. Sensação de fraqueza

Em excesso, o sal retém muito líquido. Como o organismo precisa manter o equilíbrio hídrico, há uma elevação da pressão arterial para aumentar o fluxo de sangue circulando. E a hipertensão pode causar problemas graves como infartos.

9. Hipertensão 

unsplash

Como reduzir o sal?

Procure cozinhar mais as refeições em casa e tente substituir o sal por temperos mais naturais como ervas, especiarias, suco de limão e vinagre. 

unsplash

Evite também utilizar temperos prontos e caldos concentrados e abandone o hábito de deixar o saleiro na mesa para acrescentar sal no alimento depois de pronto.

unsplash

Se for superior a 400 mg em 100 g do alimento, é considerado rico em sal e deve ser consumido com moderação. 

A maior parte do sal da dieta vem de alimentos industrializados como pães, biscoitos, embutidos, entre outros. Por isso, vale a pena dar uma olhada nos rótulos e conferir a quantidade de sódio de cada item. 

unsplash

Fontes: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Priscila Moreira, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e conselheira do CRN3; Patrícia Modesto, nutricionista do Hospital São Camilo. 

Reportagem e montagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid 

Publicado em 15 de abril de 2021