Saúde sexual

9 exercícios que melhoram o desempenho sexual

Por Samantha Cerquetani

unsplash

A atividade física regular proporciona bem-estar físico e mental e também contribui com o desempenho sexual. Isso acontece porque os exercícios liberam hormônios importantes para a hora do sexo, como a testosterona e a endorfina.

Além disso, se manter ativo melhora o condicionamento físico e a circulação sanguínea, aumentando a irrigação dos órgãos sexuais. Com isso, as mulheres podem ter mais prazer sexual com o aumento da lubrificação; já os homens apresentam mais facilidade para ter ereções.

unsplash

Os exercícios garantem mais fôlego e resistência para o ato sexual. E também ajudam na autoestima e diminuição do estresse, o que pode inibir a libido. A seguir, veja detalhes de alguns exercícios que aumentam o desempenho sexual.

Nadar regularmente aumenta a resistência, o fluxo sanguíneo, melhora a flexibilidade, a força e reduz o estresse. Além disso, ajuda na perda de peso, o que contribui com o aumento da libido tanto em homens quanto mulheres.

1. Natação

Praticar ioga aumenta o desejo, a excitação, os orgasmos e a satisfação sexual. Além disso, alivia o estresse, aumenta a concentração, melhora a respiração e a flexibilidade corporal.  Há posturas que contribuem com o desempenho sexual: tente a pose do sapo e a postura do gato e da vaca. 

2. Ioga

unsplash

Exercitar o abdome e as costas ajuda a sustentar melhor o corpo. Eles trabalham a região do core (quadril, lombar e abdome).  Com esses músculos fortalecidos, a pessoa realiza diversas posições sexuais sem sentir dor e de uma forma mais tranquila.

3. Abdominais e costas

unsplash

Os exercícios de Kegel fortalecem os músculos do assoalho pélvico que sustentam  útero, bexiga e intestino. A mulher aprende a controlar os músculos vaginais, tem mais lubrificação e excitação, o que facilita o orgasmo. Já os homens podem controlar a ejaculação precoce e diminuir a disfunção erétil.

4. Kegel

Quem alonga com frequência reduz a tensão muscular, aumenta a flexibilidade e amplitude do movimento, melhora a postura, além de relaxar. Dessa forma, limitam-se as dores musculares durante o ato sexual. E também ajuda na irrigação sanguínea, ou seja, aumenta o prazer.

5. Alongamentos

unsplash

Atividades como correr, pular corda e remar aumentam o condicionamento cardiorrespiratório e ajudam no transporte de oxigênio pelo corpo. Com isso, a pessoa sente mais fôlego na hora do sexo. Eles também melhoram a circulação sanguínea nos órgãos genitais.

6. Aeróbicos

Os exercícios fortalecem os músculos da coxa, dos glúteos e do quadríceps. Também trabalha a região do core. No caso do agachamento sumo, feito com peso, aumenta a mobilidade e abertura do quadril. Isso permite facilitar o encaixe em algumas posições sexuais.

7. Agachamentos

Os exercícios de força, como musculação, fortalecem os músculos.  Com isso, há aumento da resistência e a pessoa amplia os movimentos durante o sexo. Além de sentir mais prazer e disposição para tentar diferentes posições sexuais.

8. Exercícios de força

unsplash

Bastante frequente nas aulas de pilates, a bola pode ser usada em exercícios para a região pélvica, cintura e quadril. Essa movimentação trabalha o períneo e facilita o controle muscular da vagina na hora da penetração.

9. Exercícios com bola

Não é necessário realizar todos esses exercícios para melhorar o desempenho no sexo. O importante é manter o corpo em movimento para garantir a saúde de forma geral.

Por onde começar?

unsplash

É fundamental seguir uma rotina de exercícios diariamente e escolher uma atividade física prazerosa. Vale a pena consultar um profissional de educação física sempre que começar a se exercitar.

unsplash

Fontes: Lilian Fiorelli, ginecologista especialista em sexualidade feminina pela USP (Universidade de São Paulo); Enio Funchal, professor do curso de fisioterapia da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e Fabrício Buzatto, médico do esporte e fisiatra do Hospital das Clínicas da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti 

Publicado em 24 de agosto de 2021