ALIMENTAÇÃO 

9 dicas para facilitar o preparo de saladas

unsplash

Não é novidade que incluir mais saladas no dia a dia é importante para a saúde. Geralmente, elas contêm alimentos que fornecem vitaminas, minerais e fibras, contribuindo com o funcionamento do organismo.

O que não faltam são opções para variar a salada. Com escolhas saudáveis, ela vira uma refeição completa e prazerosa, que fornece nutrientes e garante a saciedade.

unsplash

No entanto, com a rotina bastante agitada, nem sempre dá tempo de incluí-la com frequência na rotina alimentar. A boa notícia é que com atitudes simples e planejamento é possível facilitar o preparo das saladas.  Veja como a seguir.

Enquanto estiver fazendo compras ou a caminho de casa, mantenha as folhas (como alface ou rúcula) frescas. Evite colocá-las perto de alimentos quentes ou esmagá-las com itens pesados no carrinho. Isso compromete a qualidade das folhas, que estragam mais rapidamente.

1. Manuseie com atenção 

2. Atente-se à higienização

Retire as folhas, legumes e verduras das embalagens e higienize individualmente. Selecione as folhas e os legumes, lave na água corrente e deixe de molho em um recipiente com água e solução clorada. Depois, enxague os alimentos. 

Depois da higienização, seque as folhas em um secador de saladas. Caso não tenha o utensílio, é possível usar papel toalha.  Mas tome cuidado para não “machucar” as folhas: os movimentos devem ser suaves.

3. Seque com cuidado

É importante escolher um recipiente de vidro com tampa para armazenar as folhas e os legumes higienizados. Mantenha os alimentos na geladeira, preferencialmente na parte de baixo, até a hora de servir. 

4. Armazene na geladeira

Para quem não tem tempo, vale a pena deixar a salada pronta na geladeira. Nesses casos, os alimentos não devem ser temperados. Os vegetais quando são secos e acondicionados corretamente duram pelo menos uma semana. 

5. Prepare aos finais de semana

Corte os legumes como brócolis, batata, cenoura e chuchu e passe pelo processo de branqueamento. Os itens escolhidos devem permanecer alguns minutos em água fervente e depois imersos em água gelada. Essa técnica facilita o congelamento e a preparação. 

6. Branqueie os legumes

unsplash

Os molhos das saladas são bastante perecíveis. Por isso, devem ser consumidos no mesmo dia do preparo. Se optar por deixá-los prontos, devem ficar longe das hortaliças e fechados em um pote de vidro com tampa. Evite molhos industrializados por conta dos conservantes. 

7. Cuidado com os molhos

Além do azeite, sal e limão, também vale a pena apostar em ervas aromáticas como manjericão, alecrim, orégano, coentro e salsinha. São itens fáceis de encontrar e que dão um sabor extra à salada.

8. Opte por temperos práticos

unsplash

Prepare tiras de frangos ou carne e congele. Quando for consumir saladas, descongele as proteínas e acrescente-as à preparação. Também é possível adicionar soja e cogumelos nas receitas. Nesses casos, eles também podem ser feitos com antecedência e armazenados na geladeira. 

9. Não se esqueça da proteína

unsplash

Fontes: Flavia Burity, coordenadora de nutrição do Hospital São Lucas Copacabana; Andrea Filgueiras, nutricionista e docente do curso de nutrição do Centro Universitário FMU e Paula Timossi, nutricionista do Hospital Casa de Saúde Guarujá. 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 6 de novembro de 2021