Devagar e sempre

7 pequenos passos para começar a ser mais saudável

Unsplah

Você sabe o que seu corpo precisa para uma boa saúde: alimentação balanceada, exercícios, sono de qualidade e pouco estresse. Só que uma agenda lotada pode tornar difícil encontrar tempo e energia para focar em hábitos saudáveis...

Mas com algumas pequenas mudanças, você pode começar a ir pelo caminho certo e ter mais saúde. Veja a seguir >>>

Unsplash

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O Inca estima 176.930 novos casos só em 2020. E reduzir esse risco é simples: use protetor solar pela manhã, antes de sair de casa.

1. Use protetor solar

Unsplash

Escolha uma opção resistente à água com FPS de no mínimo 30. Se você colocar o frasco perto da sua escova de dentes  fica mais fácil lembrar de passá-lo.

Unsplash

Não consegue pensar no que almoçar ou jantar? Procure algo verde. Está se sentindo mal? Escolha vermelho. O objetivo é cerca de 4,5 xícaras de frutas e vegetais por dia, então escolha seus tons favoritos e delicie-se.

Na dúvida do que comer? Bote cor! Quanto mais colorido for o seu prato, maior será a probabilidade de ele ser recheado com frutas e vegetais. Um prato colorido é uma maneira fácil de consumir as vitaminas, os minerais e as fibras que você precisa para manter o coração saudável e a pressão arterial baixa.

2. Prato colorido

Unsplash

Às vezes, apenas uma única mudança pode ter um grande efeito sobre sua saúde. Então tente abolir um mau hábito da sua vida por vez. Saboreie o sucesso e passe para a próxima meta.

3. Um mau hábito por vez

O cigarro é um ótimo exemplo: parar de fumar antes dos 40 anos pode reduzir em 90% as chances de morte pelas doenças relacionadas ao tabaco. E os benefícios começam a ser contabilizados já após 20 min da cessação, quando a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 10 anos, o risco de infarto é igual ao das pessoas que nunca fumaram; o de câncer de pulmão também é reduzido à metade.

Unsplash

Leia mais

Se a ideia de comer alimentos grelhados e cozidos ou reduzir o açúcar te deixa estressado, tente uma abordagem diferente. Continue com suas comidas favoritas, mas acrescente coisas saudáveis. Por exemplo, cubra seu sorvete com frutas frescas ou castanhas, ou coloque alguns vegetais em sua pizza.

4. Não consegue tirar? Então adicione

Unsplash

Se sua agenda está tão lotada que mesmo um treino de meia hora parece impossível de encaixar, divida-o em sessões menores. O importante é conseguir 30 min por dia. Faça uma caminhada rápida de 10 min pela manhã; 10 min de agachamentos, afundos e pranchas no meio do dia; e trabalhe 10 min com pesos no final do dia. Que tal?

5. Divida o treino

Unsplash

Se você já tira um tempo para escovar os dentes todo santo dia, então o que são mais 2 minutos para passar fio dental? A limpeza ajuda a prevenir cáries, placa e o acúmulo de tártaro e diminui a probabilidade de você ter doenças gengivais. Além disso, a má saúde bucal pode levar a problemas mais sérios em outras partes do corpo, como o seu coração.

6. Lembre-se do fio dental

Leia mais

Coisas como respiração profunda, meditação, mindfulness, mantras calmantes e ioga podem aliviar o estresse, o que ajuda a reduzir sua pressão arterial, diminuir seus batimentos cardíacos e respiração, digerir os alimentos e dormir melhor. Defina um lembrete em seu celular para fazer uma pausa, mesmo que seja por apenas 5 min.

7. Relaxar deve ser tarefa

Unsplash

Leia mais

Montagem e edição: Bárbara Paludeti

Fontes: Inca, Sociedade Brasileira de Dermatologia, American Heart Association, WebMD e Mayo Clinic

Publicado em 16 de setembro de 2020

Continue navegando por VIVABEM