Equilíbrio

7 motivos para praticar o autocuidado

Por Samantha Cerquetani

O autocuidado é o ato de cuidar de si mesmo. É conseguir olhar para suas necessidades e focar em atividades que proporcionem bem-estar, prazer e melhora da qualidade de vida.

Há várias formas de praticar o autocuidado. Para isso, é preciso conhecer suas necessidades físicas, emocionais e até espirituais. Dedicar um tempo para si é fundamental para se conhecer e melhorar
a saúde física e mental.

No geral, cuidar de si mesmo traz diversos benefícios e aumenta o bem-estar. Mas, para isso, é indispensável que o autocuidado esteja relacionado ao que dá prazer e satisfação,
e não seja encarado como mais uma obrigação do cotidiano. 

unsplash

A seguir, veja 7 razões para praticar o autocuidado com mais frequência.

Quem pratica o autocuidado no dia a dia fica mais atento às necessidades do corpo. Pequenas atitudes como dormir mais ou praticar uma atividade física já melhoram a qualidade de vida e afastam o risco de algumas doenças.

1. Melhora a saúde

unsplash

Quem reserva um tempo para atividades como ioga, meditação e até mesmo tomar um banho quente no final do dia relaxa com mais facilidade. Essas atitudes diminuem a ansiedade e o estresse do cotidiano. Além disso, também melhoram o humor.

2. Reduz ansiedade e estresse

Quem pratica o autocuidado costuma ter um olhar mais positivo em relação a si mesmo. Por isso, valorizam suas qualidades e se respeitam mais. A autoestima também está diretamente relacionada com a forma com que cuidamos do corpo e da mente.

3. Aumenta a autoestima

unsplash

Fazer mudanças na rotina para priorizar o autocuidado ajuda a gerenciar os problemas de saúde mental como a depressão. Em alguns casos, evitam que os sintomas piorem, já que dedicar um tempo para si mesmo é fundamental para o equilíbrio emocional.

4. Faz bem para a saúde mental

O autocuidado aumenta a autoestima e a autoconfiança, além de proporcionar mais momentos felizes e menos estresse. Tudo isso contribui com os relacionamentos, que se tornam mais leves. 

5. Melhora os relacionamentos

unsplash

É importante desacelerar de vez em quando para aumentar o foco e a concentração. Por isso, quem pratica o autocuidado tende a ter mais motivação e boa memória. Dedicar um tempo para si mesmo também ajuda a ser alguém que toma decisões com facilidade .

6. Aumenta a produtividade

Quem dá um tempo para si mesmo presta mais atenção nas suas necessidades e aumenta a consciência corporal e psíquica. A pessoa identifica com mais facilidade alguns sinais físicos e emocionais e procura ajuda rapidamente quando precisa.

7. Desenvolve o autoconhecimento

unsplash

COMO PRATICAR O AUTOCUIDADO?

É importante destacar que investir no autocuidado não significa ser egoísta. São atitudes que focam no bem-estar físico e emocional, ajudam a ser mais feliz e a melhorar os relacionamentos e a saúde de forma geral.

unsplash

Incluir o autocuidado na rotina é bastante simples. Atividades como se alimentar bem, praticar exercícios, ler um livro, escutar música, dançar, tomar um banho relaxante, meditar e cuidar da aparência já contribuem para o nosso bem-estar.

Fontes: Eliza Kozasa, pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein; Juliana Yokomizo, psicóloga do IPQ (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) e Marina Arnoni Balieiro, psicóloga do Hospital Edmundo Vasconcelos. 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Danielle Sanches

Publicado em 23 de outubro de 2021