equilíbrio

7 dicas para coNSEGUIR MEDITAR

Ter uma boa saúde mental nos proporciona maior capacidade de enfrentar situações difíceis e equilibrar diferentes áreas da vida. Como uma das principais técnicas apontadas por especialistas para ter uma mente sã, a meditação oferece vários benefícios, mas nem todos acham a prática fácil. A seguir, contamos dicas de especialistas para tornar a meditação possível.

Começar a meditação já pensando em outras atividades ou pendências é uma maneira quase certa de falhar na prática. Organizar sua rotina diária lhe ajudará a manter o foco.

1. Separe um tempo
só para a prática

Vale separar uma almofada ou um tapete fofo para sentar durante a prática. É possível que ainda assim você não se sinta totalmente relaxado, mas quanto mais confortável, menores as chances da mente lembrá-lo dos incômodos no corpo. 

2. Escolha um lugar confortável

3. Direcione a atenção
para a respiração

Para se sentir tranquilo e no controle de suas emoções, preste atenção ao ritmo da respiração e avalie como está seu estado emocional --você tem a capacidade de alterar este estado apenas respirando. 

4. Mantenha o celular longe

Desconectar-se das redes sociais, do smartphone e de outras telas é fundamental para melhorar sua concentração e reduzir a ansiedade. As notificações constantes são armadilhas para a sua concentração.

Deixar a prática como a última atividade do dia pode funcionar se seu objetivo é pegar no sono, mas não é a melhor opção para a concentração. 

5. Evite meditar quando está cansado

Busque apurar os sentidos, percebendo o peso do seu corpo, o ar passando pelo seu corpo e o silêncio em volta. Essa é uma forma de desenvolver mais consciência corporal, habilidade que facilita a meditação.

6. Foque no sensorial

Assim como outras modalidades, como corrida e musculação, é a prática constante que vai trazer os resultados que você deseja. A meditação tem que ser um processo contínuo para que se torne parte natural da sua rotina.

7. Mantenha a constância

Fontes: Juliana Sato, psicóloga com formação em facilitação de meditação pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Kayo Barboza, psiquiatra da Clínica Holiste, em Salvador, na Bahia, e instrutor de mindfulness.

Reportagem: Giulia Granchi

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 3 de junho de 2021