SAÚDE

Aliviados: 6 relatos de quem já tomou vacina no Brasil

Por Luiza Vidal

Unsplash

Unsplash

Há 1 ano, o primeiro caso de covid-19 era confirmado no Brasil. A esperança para o fim da pandemia é a vacinação, iniciada no dia 17 de janeiro deste ano no país. Mesmo caminhando a passos lentos, a campanha já contempla os profissionais de saúde e alguns grupos de idosos que falam em esperança. Confira relatos de quem já se vacinou e de quem está aplicando o imunizante na população.   

Ela aplicou a primeira dose da vacina no Brasil, no dia 17/01 - data em que também foi vacinada em São Paulo (SP) 

Jéssica Pires, enfermeira, 30

Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

 Fiquei bem surpresa porque não esperava ser a primeira vacinadora. Foi um momento muito emocionante por vários motivos, mas principalmente por saber que, com a vacinação, o fim da pandemia está mais próximo. Foi um momento de esperança. Tudo que a gente passou ao longo desses meses, esperando a vacina, é para que as coisas deem certo e a gente consiga reduzir os casos 

Jéssica Pires

Ela tomou a vacina no dia 05/02, em sua casa na zona sul de São Paulo (SP)

Domingas Abadia, aposentada, 105 

Arquivo pessoal

Foi uma sensação boa demais. A gente já estava há tanto tempo esperando pela vacina e ela [Domingas] perguntava todo dia quando chegaria a vez dela. Quando chegou, nem ela acreditava, fez uma cara de surpresa e ficou muito feliz. Fazia tempo que não tinha uma alegria tão grande. Agora, estamos esperando a segunda dose para ela ficar imune. 

Aniza Abadia, filha de Domingas

Fábio Rodrigues, fisioterapeuta de UTI, 47

Arquivo pessoal

Na linha de frente, ele tomou a primeira dose da vacina no dia 19/01, no Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP)

Eu fiquei extremante emocionado. Deu vontade de chorar, de rir, de tudo. Desde que tomei a vacina, minha ansiedade melhorou e eu tenho dormido melhor. Traz uma esperança, não só para mim, mas para toda população.
Estou menos preocupado, mas não vou reduzir nenhuma medida de prevenção, vou manter todas. Estou ansioso para que meus pais também tomem a vacina.

Fábio Rodrigues

Lourdes Drumond, aposentada, 82 

Arquivo pessoal

Ela foi vacinada no dia 11/02, em Palmas (TO), no dia do aniversário dela

Ela [Lourdes] disse que foi o melhor presente que já recebeu em muito tempo. Também está muito feliz e esperançosa, assim como a família inteira. Por acaso, a vacinação de idosos começou justamente no dia do aniversário de 82 anos dela. Estamos ansiosos pela segunda dose da vacina para, em breve, circular livremente.

Vinícius Drumond, neto de Lourdes

Ele foi vacinado no dia 11/02, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ)

Renato Aragão, ator, 86 

AgNews

Por eu ser uma 'criança' de 86 anos, estou aqui para tomar minha vacina contra a covid-19, cuidando da minha saúde e de quem está perto de mim. As vacinas salvam milhões de vidas todos os anos, mas muita gente está deixando de vacinar suas 'crianças'... Então, não duvide e não vacile... Mantenha a caderneta em dia, mesmo na pandemia! E quando a sua vez chegar, vacine-se!

Renato Aragão, no Instagram

Arquivo pessoal

Ana Paula de Souza, enfermeira, 28

Profissional da linha de frente, ela pegou covid-19 em julho de 2020 e foi vacinada no dia 25/01, em São Paulo (SP)

Era um momento muito aguardado por todas as pessoas que já atuaram e ainda atuam na linha de frente. Quando fui tomar a vacina, percebi que todos ali presentes compartilhavam do mesmo sentimento: gratidão pelo SUS, pela ciência e por quem se empenhou para desenvolver a vacina. Espero que a população vá se conscientizando sobre a importância da vacinação. 

Ana Paula de Souza ao VivaBem

Conhecido como "Seu Peru", ele foi vacinado no dia 31/01, no Rio de Janeiro (RJ)

Orlando Drummond, ator, 101

Reprodução/Instagram

Algumas coisas me levaram até os 101 anos. Minha família, meus amigos, meu trabalho e o amor. Mas, além de tudo isso, sempre fui muito bem cuidado por médicos competentes que me guiaram até aqui. Sempre me vacinei e sou um abençoado por ser o representante dos idosos com mais de 99 anos que serão vacinados no Rio de Janeiro!

Orlando Drummond, no Instagram

Reportagem: Luiza Vidal

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 26 de fevereiro de 2021