Setembro amarelo

6 documentários e filmes para refletir sobre felicidade e bem-estar

Unsplash

A felicidade e o bem-estar refletem na nossa saúde física e mental. Para começar, é bom estarmos em contato com um conteúdo que nos faz bem.

Por isso, convidamos um especialista em felicidade para ajudar a elaborar uma lista de filmes e documentários inspiradores.

De forma geral, estamos sempre muito expostos a negatividade, seja na mídia, no WhatsApp ou nas redes sociais, e isso nos leva a um estado interno mais negativo.

Unsplash

Os filmes e documentários que escolhi têm um conteúdo um pouco mais positivo, que nos auxiliam durante o processo de desenvolvimento humano como um todo. 

Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e professor de psicologia positiva


Disponível para comprar em DVD ou streaming em www.quemseimporta.com.br.

"Um documentário questionador que nos tira da zona de conforto com histórias emocionantes e nos proporciona uma reflexão de como podemos construir um mundo melhor", explica Arns.

É um documentário nacional, que ensina o conceito de empreendedorismo social. Foi filmado em 7 países. No filme, conhecemos a história de empreendedores sociais que tomaram a iniciativa -- geralmente de baixo custo e alto impacto social -- de reverter cenários e causar um impacto positivo na sociedade.

1. Quem Se Importa?

Divulgação

Nos faz refletir sobre o que de fato faz sentido na vida. Disponível para aluguel no YouTube.

O diretor de filmes famosos como "O Mentiroso", "O Todo-Poderoso" e "Ace Ventura", embarca em uma jornada de autoconhecimento entrevistando diversas personalidades incluindo escritores, poetas, professores, líderes religiosos e cientistas.

É um documentário sobre a busca pessoal do diretor de cinema Tom Shadyac. Ele, após um ferimento na cabeça, se encontra num período de sucesso profissional e vazio interno.

2. I Am - Você Tem o Poder de Mudar o Mundo

Divulgação

Disponível no YouTube, para aluguel no Amazon Prime ou no site www.thehappymovie.com.

Documentário que nos instiga a buscar a felicidade usando nosso tempo no que realmente importa. O filme ouviu pessoas de diferentes culturas e pesquisadores que estudam o que causa a felicidade genuína em busca de respostas.

3. Happy

Divulgação

O filme foi indicado a 5 Oscars. Disponível no Telecine Play.

Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra para mostrar a George seu valor às vésperas do Natal.

Prepare-se para se emocionar com esse antigo clássico do cinema de 1946 que conta a história de George Bailey (James Stewart), um homem que sempre ajudou a todos, mas que passa por dificuldades e pensa em se suicidar saltando de uma ponte.

4. A Felicidade Não Se Compra

Divulgação

Disponível para aluguel no YouTube.

"Esse filme foi escolhido porque tem um cunho altamente reflexivo sobre o que de fato faz sentido na nossa vida. Percebo que esse momento de pandemia tem levado as pessoas à essa reflexão: o que é necessário? O que é o essencial?", explica Arns.

Filme inspirado na história real de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem recém-formado que decide viajar pelos EUA em busca de liberdade. Durante sua jornada, conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas.

5. Na Natureza Selvagem

Divulgação

Disponível em www.eumaior.com.br.

Pessoas como a monja budista Coen, o filósofo Mario Sergio Cortella e o físico Marcelo Gleiser dão depoimentos sensíveis, instigantes e por vezes até engraçados sobre temas que inquietam a humanidade desde sempre. Nos faz refletir sobre quem somos e como podemos ser maiores.

Documentário brasileiro que propõe uma reflexão contemporânea sobre o autoconhecimento e a busca da felicidade por meio de 30 entrevistas com expoentes de diferentes áreas, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas.

6. Eu Maior

Divulgação

Edição: Bárbara Paludeti

Fonte: Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade. É fundador da Escola Brasileira de Ciências Holísticas e dos Centros de Estudos da Felicidade, professor da pós-graduação em psicologia positiva da PUC-RS e professor convidado do Wholebeing Institute.

Publicado em 30 de setembro de 2020

Continue navegando por VIVABEM