flatulência

8 alimentos que podem aumentar
os gases

Por Thais Szego

Conhecida também como flatulência, a eliminação de gases é proveniente da digestão e é um processo totalmente normal --os especialistas afirmam que um adulto pode ter até 25 episódios diários.

25 por dia!

Apesar de comuns, os puns não costumam ser muito agradáveis. Além de constrangimento social, podem provocar sintomas bem desconfortáveis, como distensão abdominal (inchaço na barriga), dores no peito e falta de ar, resultado da compressão que provocam nos órgãos.

Também é importante mastigar devagar os alimentos e de boca fechada e evitar fumar, mascar chicletes e usar canudos, pois eles facilitam a entrada de muito ar pela boca. 

Mudanças de hábitos ajudam a evitar a flatulência em excesso. Praticar atividades físicas é indicado, pois estimula o funcionamento do sistema digestivo. 

Algumas pessoas têm mais tendência a acumular e soltar gases, mas em todos os casos a dieta é o fator-chave para controlar o problema. Veja a seguir quais alimentos podem piorá-lo:

Assim como outras leguminosas, como o feijão e o grão-de-bico, ela tem substâncias conhecidas como galactanos, que são muito fermentadas pelas bactérias do intestino, favorecendo a formação exagerada de gás. 

Ervilha

Estimativas apontam que 70% da população têm intolerância à lactose em algum grau. Isso significa que o organismo tem dificuldade em quebrar a lactose, um açúcar presente no leite, o que leva a sintomas como estufamento, mal-estar e flatulência.

Leite e derivados

A fruta apresenta duas substâncias que favorecem o aumento da formação de gases: frutose e sorbitol. Ambas não são bem digeridas pelo organismo de algumas pessoas. Além disso, ela tem muita fibra, o que também favorece a formação dos puns. 

Maçã

Suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e dão saciedade. Por outro lado, essas substâncias podem desencadear gases, principalmente quando consumidas em grande quantidade ou por pessoas com o sistema digestivo mais sensível.

Aveia

Fazem parte desse grupo brócolis, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas. Sua composição conta com polióis e frutanos, substâncias que tendem a ser mal absorvidos pelo intestino e levam à fermentação. 

Vegetais crucíferos

O amido presente em grande quantidade nesse alimento pode deixar algumas pessoas com inchaço, mal-estar e gases, pois a substância fermenta com facilidade. 

Batata

O gás carbônico dessas bebidas pode levar ao acúmulo de flatos e inchaço na região abdominal. Se for diet ou zero, pior ainda, pois os adoçantes utilizados na fórmula agravam o quadro. 

Refrigerantes e bebidas gaseificadas 

As gorduras contidas em alimentos preparados dessa forma sobrecarregam o intestino e aumentam a fermentação. O resultado não é nenhuma novidade: mais estufamento abdominal e gases. 

Frituras

Fontes: Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo, médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, membro da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo) e da SBC (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) e Giordanna Luiggia Budroni Bassinello, nutricionista do Cigo (Instituto Paulista de Cirurgia Gastroenterológica e Obesidade).

Reportagem: Thais Szego

Montagem e edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 31 de dezembro de 2020