Alimentação 

12 peixes que você deveria incluir mais
na alimentação

Por Samantha Cerquetani

unsplash

Nutritivos e com poucas calorias, os peixes oferecem proteínas, vitaminas, minerais e possuem pouca gordura saturada, sendo uma opção saudável para o dia a dia. Além disso, são fontes de ômega 3, nutriente importante para o funcionamento do organismo.

unsplash

Diversas pesquisas apontam que o consumo regular de peixes é benéfico para a saúde cardíaca, imunidade, diminui inflamações e melhora a qualidade do sono. Além de contribuir com a prevenção de diabetes e pressão alta. 

Ao consumir, opte pelas versões assadas, cozidas e grelhadas, que preservam mais nutrientes. Apesar de saboroso, evite o peixe frito e empanado, já que essas opções costumam ser mais gordurosas.

unsplash

O ideal é consumir uma porção (100 a 140 g) de peixe cerca de três vezes por semana. No entanto, não há problema em consumir todos os dias. A seguir, veja detalhes nutricionais de 12 peixes populares.

É fonte de ômega 3, gordura saudável para o organismo. Possui vitamina B, que auxilia no processo inflamatório, vitamina D que colabora para a absorção de cálcio, além de potássio, que controla a pressão arterial.

1. Salmão

unsplash

Com a carne alaranjada e firme, o salmão é um peixe mais gorduroso e com sabor intenso.  Em 100g do alimento grelhado, sem óleo ou sal, há 222 kcal.

É uma opção mais acessível e contém menos gorduras, o que a torna menos calórica. Também é fonte de ômega 3, sendo benéfica para o coração e cérebro. Em 100g de tilápia cozida encontramos 108 kcal.

2. Tilápia

unsplash

Famoso pela bacalhoada, o peixe costuma ser vendido salgado e seco. Deve ser consumido com moderação devido ao sal, principalmente pelos hipertensos. Possui minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio e vitaminas D e B. Em 100g refogado há 133 kcal.

3. Bacalhau

unsplash

Bastante acessível, o peixe de água doce geralmente é consumido frito e empanado. É fonte de cálcio e potássio. O alimento frito é muito calórico: 343 kcal em 100g. O ideal é consumir a manjuba assada ou grelhada.

4. Manjuba

É fonte de proteínas com baixo teor de gordura e calorias. O atum enlatado tende a ter mais sódio do que o fresco. Além do ômega 3, contém vitamina D e selênio. Em 100g do alimento assado há 149 kcal; já na mesma quantidade em conserva há 157 kcal.

5. Atum

unsplash

Possui carne branca e macia e se destaca pelo sabor suave. É rico em vitaminas B e selênio, o que aumenta a disposição. Contém também potássio, cálcio, vitaminas C e A. Em 100g assado há 109 kcal.

6. Linguado

unsplash

7. Anchova

É um peixe de água salgada com um sabor marcante. É facilmente encontrado no Brasil e tem um preço acessível. Além do ômega 3, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A e B. Em 100 g de anchova defumada há 226 kcal.

unsplash

O peixe de água doce possui alto teor de proteínas e minerais como cálcio e zinco. Assado, contém 184 kcal em cada 100 g. Costuma ser preparado na brasa, com sal e pimenta.

8. Pintado

unsplash

Com preço mais acessível, a sardinha tem nutrientes semelhantes ao salmão. Além do ômega 3, contém grandes quantidades de cálcio, fósforo e potássio. Assada, em 100g, temos 176 kcal. Já em conserva, é mais calórica: 900 kcal na mesma quantidade.

9. Sardinha

unsplash

Conhecido também como peroá, a carne é firme e com pouca gordura. Entre os nutrientes estão vitamina A, fósforo, potássio e selênio. É bastante consumido empanado e frito. Em 100g do alimento assado há 109 kcal.

10. Porquinho

unsplash

O peixe de água salgada é fonte de proteínas e de gorduras boas. Pode ser encontrado no mundo todo, em águas costeiras. O sabor é bastante acentuado. Em 100g assado há 179 kcal.

11. Tainha

unsplash

O filé de pescada é bastante popular e é fonte de magnésio e proteínas. É  consumido grelhado ou em postas assadas. Quando frito contém 218 kcal em 100g.

12. Pescada

unsplash

HÁ ALGUM RISCO?

Os peixes são considerados alimentos saudáveis. Não existem pesquisas científicas demonstrando que o consumo em excesso possa ser prejudicial, como ocorre com as carnes vermelhas.

O maior risco do consumo de peixes é em relação à contaminação de mercúrio, que é um metal pesado. Por isso, é fundamental checar a procedência do peixe na hora da compra.

unsplash

Se comprar fresco, verifique também o brilho dos olhos e das escamas, além do odor característico. A pele deve estar firme, úmida e sem manchas. Não se esqueça de checar a data de validade.

unsplash

Fontes: Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Ana Sandra Viana Zimichut, nutricionista do Hospital São Camilo (SP); Andrea Bottoni, nutrólogo do IGESP e Suellen Bley, professora de Nutrição do Centro Universitário FMU. 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Referência: TBCA - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 28 de outubro de 2021