ALIMENTAÇÃO

10 tipos de chás e os benefícios de cada um

Por Samantha Cerquetani

Unsplash

Com o friozinho chegando, os chás se tornam uma opção saborosa para acompanhar o café da manhã ou para beber antes de dormir. Bastante prática na hora de preparar, a bebida também traz diversos benefícios para a saúde.

A seguir, veja 10 tipos de chás e seus benefícios para o organismo.

Além dos que aquecem o corpo, versões geladas também podem acompanhar as principais refeições. Por isso, essas bebidas são consideradas as mais consumidas do mundo, ficando atrás apenas da água. E há para todos os gostos: sabores mais adocicados ou amargos, com ervas, raízes, flores, frutas e especiarias.

Unsplash

Apesar do gosto amargo, a bebida oferece diversos benefícios, como auxiliar na digestão de gorduras e desintoxicar o fígado. Também ajuda no tratamento de problemas digestivos e tem efeito calmante, o que contribui com o relaxamento. O boldo possui antioxidantes, tem efeito diurético e é levemente laxante.

1. Boldo

2. Camomila

Recomendada para quem sofre com insônia, a camomila diminui a ansiedade antes de dormir, já que acalma e alivia o estresse. A bebida diminui as inflamações do organismo e auxilia no tratamento de problemas estomacais. Contribui também com as cólicas menstruais e melhora o sistema imunológico.

A bebida melhora a sensibilidade do corpo à insulina. Por isso, pode ser benéfica para quem tem diabetes, ao evitar picos de glicemia no sangue. Possui propriedades antioxidantes, o que evita o envelhecimento celular e previne doenças degenerativas. Além disso, melhora a TPM (tensão pré-menstrual) e ajuda na circulação sanguínea.

3. Canela 


 A bebida é famosa entre os que desejam emagrecer por possuir cafeína e catequinas, substâncias que aceleram o metabolismo. No entanto, tem um sabor bastante amargo. Entre os benefícios, destacam-se: facilitar a digestão, regular o intestino e combater a retenção de líquidos e o colesterol. Diminui também o risco de demências. 

4. Chá verde 

Entre os nutrientes da bebida, destacam-se os polifenóis, que têm ação antioxidante, e a cafeína, considerado energético natural. O chá preto estimula o sistema nervoso central, os músculos cardíacos, o sistema respiratório e a circulação sanguínea, além de ajudar a manter o foco. 

5. Chá preto

A bebida ajuda a controlar a ansiedade, modular o humor e a função cognitiva. Também é indicada para quem sofre com insônia e estresse. Beber regularmente é benéfico para quem tem problemas estomacais. Além de ter ação antioxidante e assim reduzir o envelhecimento celular.

6. Erva-cidreira 

Facilita a digestão, alivia flatulências e cólicas intestinais e também ajuda na insônia.  A planta estimula a produção de leite materno e suas propriedades diuréticas diminuem os inchaços corporais. Além disso, contém potássio e contribui com o controle da pressão arterial.

7. Erva-doce 

Preparado com as flores de hibisco, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, reduz a pressão arterial e o colesterol “ruim”, o que previne as doenças cardíacas. Além disso, melhora a saúde do fígado e auxilia na perda de peso, já que evita o acúmulo de gordura. 

8. Hibisco 

Com um sabor bastante agradável, a bebida faz bem para o estômago e a digestão. Reduz também as flatulências, ao diminuir os movimentos peristálticos do intestino. E o mentol, presente na hortelã, se destaca pela ação expectorante, aliviando tosses e congestão nasal.

9. Hortelã

Essa erva possui ação antioxidante e combate os radicais livres, melhora as funções do fígado e a digestão. Por conta da cafeína, aumenta a energia e o foco. A bebida também reduz o nível de açúcar no sangue, diminui o colesterol e tem ação diurética, ou seja, elimina mais líquidos.

10. Mate 

QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES?

Apesar dos benefícios, pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, que usam alguma medicação de forma contínua, crianças, gestantes e lactantes devem consultar um profissional antes de iniciar a ingestão de qualquer tipo de chá.

É importante não exagerar: o ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia. Vale destacar que a forma de preparo determina o sabor da bebida e pode alterar as suas propriedades e benefícios. Por isso, evite adoçar e opte sempre pela erva/planta em vez de chás de caixinhas vendidos em supermercados.

Fontes: Durval Ribas-Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Lúcia Endriukaite, nutricionista, fitoterapeuta e conselheira da Associação Paulista de Fitoterapia; Camila Buarraj Gomes, nutricionista e professora da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Débora Palos, nutricionista do Hospital 9 de Julho. 

Reportagem e montagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 27 de maio de 2021