Longevidade

10 hábitos (não tão surpreendentes assim) que proporcionam uma velhice saudável

unsplash

Não é novidade que pessoas em todo o mundo estão vivendo mais. Estima-se que um em cada seis indivíduos no mundo terá mais de 65 anos em 2050. 

Mas envelhecer com saúde é um desafio que envolve diversas mudanças na rotina. 

unsplash

A seguir, veja 10 hábitos simples que ajudam a ter uma velhice com mais saúde e qualidade de vida.

Uma dieta balanceada diminui o risco de diversas doenças como o câncer. Além disso, incluir mais fibras no dia a dia ajuda a controlar o colesterol “ruim”, o que é benéfico para a saúde cardiovascular. 

1. Alimentação equilibrada

unsplash

Sempre que possível opte por frutas e vegetais frescos, oleaginosas, gorduras saudáveis  e carboidratos integrais. Limite a quantidade de carne vermelha, sal e açúcar.

unsplash

Manter um peso saudável também afasta o risco de problemas de saúde como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. O excesso de peso aumenta o cansaço e afeta a autoestima, além de diminuir a mobilidade.

2. Controlar o peso

unsplash

Exercícios regulares garantem um bom funcionamento dos órgãos, articulações e músculos. Pesquisas apontam que pessoas que realizam 150 minutos de atividade física por semana têm menor probabilidade de morrer precocemente.

3. Praticar atividade física

Quem está ativo fisicamente também apresenta menos sarcopenia, condição que afeta a força e a resistência muscular. Os exercícios ajudam no equilíbrio, coordenação motora e autonomia dos idosos.

O tabagismo é uma das causas mais comuns de morte e doenças graves no Brasil. Abandonar o vício aumenta a expectativa de vida, já que diminui o risco de doenças como câncer e problemas pulmonares. 

4. Parar de fumar

unsplash

O consumo regular de álcool causa doenças no fígado, coração e pâncreas, além de estar associado a um risco de morte precoce. Entre os efeitos a longo prazo do alcoolismo estão: depressão, demências, disfunções sexuais, câncer e AVC.

5. Evitar bebidas alcóolicas

A vida não é feita só de trabalho e problemas! Descansar é fundamental tanto para a saúde física quanto mental. É importante ter um hobby como ler, jardinagem, atividades manuais, além de desacelerar para aumentar o bem-estar.

6. Ter um hobby

unsplash

Quem tem algum distúrbio do sono (como insônia) fica mais cansado, sem energia e aumenta o risco de hipertensão, demências e morte súbita.  Dormir é importante para regular os hormônios e o funcionamento cerebral.

7. Dormir bem

O ideal é dormir cerca de 7 a 8 horas. Quem tiver dificuldade, deve buscar ajuda especializada e evitar usar medicamentos sem prescrição médica.

unsplash

Viver estressado ou ansioso diminui a expectativa de vida. Isso porque induz a hábitos menos saudáveis como alimentação inadequada, falta de exercícios e altera a regulação de hormônios. Com isso, o sistema imunológico fica mais fragilizado.

8. Diminuir estresse e ansiedade

unsplash

Além disso, tanto o estresse quanto a ansiedade prejudicam o sono, a memória e aumentam as chances de problemas cardiovasculares.

unsplash

O convívio social é fundamental para um envelhecimento saudável. Ter amigos ajuda a estimular o cérebro e o corpo se mantém mais ativo no dia a dia. Na pandemia, os idosos que ficaram isolados tiveram mais depressão e problemas de memória.

9. Ter amigos

Ter metas é importante para a saúde mental e longevidade. Os aposentados, principalmente, devem elaborar um plano para continuar ativos. Vale a pena viajar, conhecer pessoas e investir em novas atividades. 

10. Fazer planos

unsplash

Fontes: Mauricio de Miranda Ventura, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual (SP); Marcelo Levites, coordenador do programa de longevidade do Hospital Nove de Julho (SP); Sumika Mori Lin, geriatra do Hospital Japonês Santa Cruz (SP); e Silvia Lagrotta, especialista em geriatria e gerontologia e fundadora do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 1º de fevereiro de 2022