Será que você toma banho corretamente? O ritual de higiene é fundamental para o bem-estar, elimina impurezas do corpo e previne doenças. É muito importante tomar pelo menos um banho por dia, independentemente da faixa etária.
A falta de banho aumenta o risco de doenças infecciosas e parasitas na pele. Além disso, altera a oleosidade do corpo e agrava o envelhecimento cutâneo.
unsplash
Pode parecer uma atividade bastante simples do cotidiano. No entanto, algumas atitudes fazem mal e prejudicam a eficiência da higienização corporal. A seguir, veja 10 erros que você comete na hora do banho.
A recomendação é tomar de um a dois banhos por dia, no máximo. Mais do que isso, a camada de gordura que protege a pele pode ser alterada. Sendo assim, fica desprotegida e desidratada, causando ressecamento.
1. Excesso de banho
O banho é relaxante e ajuda a diminuir o estresse. Mas eles devem ser curtos: de 5 a 10 minutos. Quem ultrapassa esse tempo pode prejudicar a pele.
2. Demorar demais
Tomar um banho com a água muito quente remove a oleosidade natural da pele. Isso causa ressecamento e aumenta o risco de coceiras e irritações. A temperatura da água deve estar morna ou fria.
3. Temperatura da água
unsplash
Os sabonetes devem respeitar o pH da pele (próximo a 5) e precisam ser usados com moderação. Geralmente, os comuns, encontrados em supermercados, são eficazes. Mas algumas pessoas podem ter a pele mais sensível. Nesses casos, opte por sabonetes sem perfumes e neutros.
4. Sabonetes inadequados
unsplash
O uso prolongado de sabonetes antibacterianos também não é recomendado. Eles podem eliminar as bactérias do “bem” e enfraquecer as defesas do organismo.
Durante o banho, deve-se lavar a pele apenas com água e sabonete. O uso de buchas, esponjas ou escovas não é recomendado. Esfregar a pele prejudica a barreira cutânea, o que impede a hidratação da pele. A esfoliação também deve ser evitada.
5. Esfregar a pele
unsplash
A orientação é molhar todo o corpo e passar o sabonete, principalmente nas áreas de dobras e região genital. Em seguida, passe o xampu nos cabelos. Depois enxague o corpo. Desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando.
6. Etapas
As toalhas de banho devem ser trocadas com regularidade. O ideal é que a substituição seja realizada uma vez por semana. Logo após o uso, elas devem ser penduradas para secar adequadamente e evitar a proliferação de fungos e bactérias.
7. Não trocar a toalha
unsplash
Há diversos produtos voltados para a higiene íntima. No entanto, o ideal é lavar os órgãos genitais apenas com água e sabão. Sabonetes líquidos perfumados podem irritar a vagina, alterar o pH vaginal e causar coceiras.
8. Higiene íntima
unsplash
Não é recomendado usar sabonetes e cremes em excesso durante o banho. A quantidade deve ser moderada e em locais específicos como pés, mãos, axilas, pescoço, entre os glúteos, região perianal e genitais.
9. Exagerar nos produtos
Logo após o banho, é importante usar um hidratante ainda dentro do banheiro. A pele deve estar úmida para facilitar a penetração do creme. Em seguida, enxugue o corpo de forma suave.
10. Não passar hidratante
unsplash
Referência: Guia do banho – Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Fontes: Regina Carneiro, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Reinaldo Tovo Filho, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês (SP) e Raquel Keller, dermatologista, docente do curso de medicina da Universidade Anhembi Morumbi (SP).