PASSE LONGE...

10 coisas que você não deve usar no rosto

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.

Para a pele do rosto, a higiene é muito importante, sendo recomendada 2 vezes ao dia, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira leva à oclusão dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

Na ânsia de manter a pele sempre jovem ou testar um novo tipo de "truque", muita gente acaba usando produtos (ou substâncias) que podem prejudicar seriamente o rosto. Por isso, é melhor evitá-los. Veja a seguir.

Leite materno

iStock

O líquido é conhecido por seus inúmeros benefícios à saúde dos bebês. Alguns tratamentos de beleza usam o leite materno para diminuir as espinhas e acalmar a pele. Claro que ele não vai fazer mal, mas é melhor usar um creme ou outros produtos que contenham ácido láurico, o composto graxo encontrado no leite materno, e deixar o leite para os bebês.

Muita gente aconselha por aí usá-la para combater espinhas porque mata as bactérias que vivem em seu rosto, mas pode danificar as células da pele, incluindo os fibroblastos que ajudam a formar novos tecidos e a curar feridas. Evite também para limpar cortes e arranhões, prefira sabão e água.

Água oxigenada

iStock

Se você é daqueles que sua demais no rosto, passar um antitranspirante nas sobrancelhas, bochechas e outros lugares pode parecer uma solução inteligente. Não se engane. Ele pode obstruir os poros, além disso a pele do rosto é sensível e você pode ter uma reação alérgica. Em vez disso, consulte um dermatologista que pode receitar medicamentos ou toxina botulínica.

Desodorante

Reprodução

Se você pinta o cabelo, pode querer que suas sobrancelhas combinem, né? As tinturas caseiras não são seguras o suficiente para você passar nas sobrancelhas. Você pode queimar a pele ao redor ou irritar os olhos. Em vez disso, use um gel para sobrancelha, rímel ou sombra.

Tinta de cabelo

A urina é composta principalmente de água e ureia. Muitos cremes têm uma forma de ureia feita em laboratório na fórmula, ela aumenta a capacidade da pele de absorver e reter a umidade, mas o seu xixi provavelmente não contém ureia suficiente para fazer diferença. Além disso, é nojento.

Urina

iStock

Não use spray de cabelo para fixar a maquiagem. Os mesmos ingredientes que ajudam a deixar o penteado no lugar também podem ressecar a pele ou provocar uma reação alérgica. Compre um spray específico para fixar a maquiagem no rosto.

Spray de cabelo

Reprodução

O suco de limão tem vitamina C --composto de um monte de cremes da moda por aí--, que pode iluminar a pele e suavizar linhas finas, mas é ácido e pode irritar o rosto. Você também pode acabar com uma ferida bem desagradável resultado da fitofotodermatose, quando uma substância vegetal se junta com o sol e irrita a pele.

Suco de limão

Leia mais

É verdade que o óleo de coco é rico em ácido láurico, que tem comprovado poder de combater espinhas. Mas também tem cerca de 90% de gordura saturada, que pode obstruir os seus poros. Use-o o quanto quiser em seu corpo --pesquisas mostram que pode ajudar com ressecamento severo ou eczema-- mas mantenha-o longe de seu rosto.

Óleo de coco

Unsplash

Aposto que você já viu por aí nas redes sociais: máscara facial feita de cola branca para retirar cravos. Infelizmente, a má notícia, não funciona. Pode apenas deixá-lo com a pele irritada ou até pequenos vasos sanguíneos rompidos. Pior ainda, você pode acidentalmente arrancar a camada superficial da sua pele.

Cola

Unsplash

Fazer pintura de Carnaval no rosto com esmalte? Esqueça isso. Use-o apenas nas unhas. A maioria contém acetato e formaldeído, que podem irritar a pele. Para limpar, você precisará de removedores de esmalte, que contêm produtos químicos ainda mais agressivos, como acetonas, que podem danificar a pele do rosto.

Esmalte

Unsplash

Montagem e edição: Bárbara Paludeti

Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia, WebMD, Academia Americana de Dermatologia, Harvard TH Chan School of Public Health e International Hyperhidrosis Society

Publicado em 9 de setembro de 2020

Continue navegando por VIVABEM