Saúde

10 coisas que você faz no banheiro, mas não deveria

Por Samantha Cerquetani

unsplash

O banheiro é o cômodo da casa usado para a higienização, cuidados pessoais e necessidades fisiológicas. Por conta disso, não é de se espantar que seja um ambiente cheio de germes e bactérias.

É fundamental fazer a higiene do banheiro com regularidade para evitar problemas de saúde. Além disso, algumas atitudes simples do dia a dia, que já fazem parte da rotina, devem ser abolidas o quanto antes.

unsplash

 A seguir, confira 10 erros comuns realizados no banheiro e como minimizar os riscos de doenças.

Ao dar descarga com a tampa aberta, as gotículas de água que contêm germes se espalham pelo banheiro. Isso inclui o chão, o papel higiênico, a escova de dente e as toalhas. Essa atitude contribui com a transmissão de doenças infecciosas.

1. Descarga com a tampa aberta

unsplash

Tanto as toalhas de banho quanto as de rosto e mão devem ser usadas individualmente. Elas podem estar mais sujas do que você imagina e conter bactérias prejudiciais à saúde. O risco aumenta quando alguém da casa está doente.

2. Compartilhar toalhas

unsplash

A recomendação é trocar o sabonete em barra pelo líquido. Imagine quantas vezes o usamos para lavarmos as mãos ou no banho? Esses itens contêm microrganismos que podem causar problemas na pele como micoses, dermatites e até infecções bacterianas.

3. Usar sabonete em barra

Um hábito bastante comum, apesar de não recomendado, é lavar as peças íntimas durante o banho. E também deixar as calcinhas ou cuecas penduradas no box para secar. O local não é apropriado, já que é úmido e aumenta a proliferação de bactérias.

4. Lavar roupa íntima 

unsplash

Muitas vezes, a maquiagem ou itens como pincéis ficam na pia. O local é úmido e suscetível ao crescimento de bactérias. O ideal é manter bem longe de qualquer contaminação, ou seja, em gavetas ou caixas em outro cômodo da casa.

5. Maquiagem

Quando foi a última vez que você trocou a bucha do banho? Esse item de limpeza precisa ser substituído com frequência, pois acumula microrganismos que transmitem doenças. Troque todos os meses.

6. Não trocar a bucha 

As toalhas úmidas são um terreno fértil para germes. A recomendação é pendurá-la em uma barra (em vez de um gancho) para que ela possa secar completamente. Troque por uma limpa pelo menos uma vez por semana.

7.  Usar toalhas úmidas 

unsplash

É importante manter a escova de dente longe do contato com a pia e o vaso sanitário. Além disso, elas devem ficar na posição vertical para secar entre as escovações. E sem contato com outras escovas para que não aconteça uma contaminação cruzada.

8. Escova de dente na pia

Aquele tapete que parece inofensivo perto do vaso sanitário pode carregar muitos germes. Eles precisam ser lavados e trocados preferencialmente uma vez por semana ou se estiverem sujos e molhados.

9. Tapetes

unsplash

O banheiro é bastante úmido e é preciso deixar o ar circular no cômodo. Deixe janelas e portas sempre abertas, principalmente após os banhos.

10. Não deixar ventilar

unsplash

Publicado em 22 de setembro de 2021

Edição: Bárbara Paludeti

Reportagem: Samantha Cerquetani

Fontes: Ingrid Cotta, infectologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Sara Mohrbacher, clínica-geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).