10 alimentos e bebidas que aceleram envelhecimento
Uma dieta desequilibrada acelera o aparecimento de rugas e marcas de expressão no rosto. Carboidrato, açúcar, sódio e gorduras em excesso alteram as quantidades de colágeno e elastina, que dão a firmeza da pele.
Não dá para evitar os efeitos do tempo na pele. Mas você sabia que diminuir o consumo de alguns alimentos pode retardar o envelhecimento precoce dela?
A seguir, veja quais alimentos evitar e dicas de opções mais saudáveis.
Além de maneirar no consumo desses alimentos, vale a pena abandonar o cigarro e o excesso de sol sem proteção, para garantir uma pele mais rejuvenescida.
Alimentos como batata frita e outros que são imersos em óleo, em geral, impactam negativamente na saúde da pele. As altas temperaturas juntamente com a gordura e o carboidrato aumentam a inflamação e o estresse oxidativo no organismo -- o que gera flacidez e envelhecimento precoce.
Sempre que possível, opte por alimentos cozidos no vapor.
1. Frituras
Em excesso, pães feitos com farinhas refinadas têm alto índice glicêmico, sendo absorvidos rapidamente e aumentando os níveis de glicose e insulina no corpo. Além de serem ricos em açúcar e sódio. Por isso, o consumo frequente acelera o processo de envelhecimento. Troque por opções integrais e de fermentação natural.
2. Pão francês
Quem consome muito açúcar e doces como bolos e biscoitos pode ter mais rugas e flacidez e os contornos do rosto menos definidos. O ideal é adaptar o paladar para consumir menos doce no dia a dia.
O consumo excessivo de açúcar refinado deixa o organismo desequilibrado, mais inflamado e é prejudicial ao colágeno e à elastina --responsáveis por manter a elasticidade e estrutura da pele.
3. Açúcar refinado
Tanto a manteiga quanto a margarina devem ser consumidas com moderação. Ambas são ricas em gorduras saturadas, que tornam a pele mais vulnerável à radiação ultravioleta. Dessa forma, danificam o colágeno e a elasticidade da pele, deixando-a mais espessa e com rugas. Troque por azeite, queijos magros e pasta de amendoim ou abacate.
4. Manteiga e margarina
A dica é substituir por versões artesanais e alimentos ricos em proteína vegetal, como soja ou grão-de-bico.
Alimentos como salsicha, bacon e linguiça têm conservantes, corantes e sal em excesso. Esses itens podem causar consequências metabólicas indesejáveis na saúde da pele, como a desidratação. Além disso, diminuem o colágeno e causam inflamações.
5. Carne processada
Eles têm ação diurética, podendo levar à desidratação da pele e trazendo um aspecto envelhecido. Pesquisas também mostram que o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar ou adoçantes artificiais está associado ao envelhecimento acelerado. Prefira sempre água e suco natural.
6. Refrigerantes
Bebidas alcoólicas causam desidratação corporal e diminuem a quantidade de vitamina A, que ajuda na produção de células cutâneas e de colágeno. Além disso, interferem no metabolismo do fígado e reduzem sua ação detoxificante. Isso desencadeia problemas de pele como acne, palidez, rugas e inchaços.
7. Álcool
Apesar de bastante saboroso, o primeiro item da lista de ingredientes do chocolate ao leite é o açúcar. Por isso, em excesso, faz mal para a pele e acelera o envelhecimento cutâneo. O ideal é optar pelo amargo (mais de 70% de cacau). Mas nada de exagerar: a recomendação é cerca de 25 g ao dia.
8. Chocolate ao leite
O consumo excessivo de sal altera o equilíbrio hídrico do organismo e desidrata a pele. A quantidade não deve ultrapassar 5 g ao dia, o que equivale a uma colher de sobremesa. Por isso, é importante maneirar em alimentos com muito sódio como industrializados, embutidos e temperos prontos.
9. Sal
Muito práticos, os sucos de caixinha contêm açúcar, sódio e conservantes em excesso. Essa combinação de ingredientes faz mal para a pele e aceleram o processo de envelhecimento. Sempre que possível, troque por água, suco natural ou frutas frescas para ingerir mais nutrientes.
10. Suco industrializado
Como evitar o envelhecimento precoce com a alimentação?
Vale investir em alimentos que auxiliam na desinflamação do corpo, ricos em nutrientes e que combatem os radicais livres como peixes, oleaginosas, sementes e grãos integrais, frutas, legumes e vegetais.
É importante manter hábitos alimentares equilibrados, com boas fontes de proteínas magras, carboidratos complexos, fibras, gorduras boas, vegetais e frutas.
Fontes: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Camila Afonso Alho e Luciana Mayumi Miyasato, nutricionistas da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Daniel Cassiano, dermatologista e professor da Universidade São Camilo.