Vonau Flash: para que serve, como tomar, efeitos e bula completa

Vonau Flash é um medicamento usado para prevenir e tratar náuseas e vômitos em geral e aqueles causados por cirurgias, quimioterapia ou radioterapia. Ele age bloqueando substâncias no cérebro que desencadeiam o enjoo. É encontrado em comprimidos de 4 mg ou 8 mg e seu uso deve seguir orientação médica, com doses ajustadas conforme idade e situação clínica.

Confira, a seguir, todas as informações encontradas na bula de Vonau Flash.

Vonau Flash: para que serve e bula completa

Para que serve o Vonau Flash? O que ele trata?

Vonau Flash é um antiemético indicado para prevenir e tratar náuseas e vômitos, mesmo as decorrentes de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Seu princípio ativo é a ondansetrona, que funciona bloqueando a ação da serotonina, um neurotransmissor que age no sistema gastrointestinal e no cérebro, e pode causar náuseas e vômitos.

Precisa de receita médica para comprar Vonau Flash?

Sim, ele é vendido sob prescrição médica, mas não há retenção de receita pela farmácia.

Como usar o Vonau Flash?

Você deve tirar o comprimido da embalagem com as mãos secas e colocá-lo direto na ponta da língua. Após dissolver, o que leva segundos, engula com a saliva. Não há necessidade de água. O medicamento age cerca de uma hora e meia após ser tomado. As doses para prevenção de náuseas e vômitos variam conforte o quadro, ressaltando que pacientes com insuficiência hepática grave não devem exceder a dose total diária de 8 mg:

Continua após a publicidade

Geral:

Adulto: dois comprimidos de 8 mg.

Crianças: de dois a 11 anos, recomenda-se a dose de um comprimido de 4 mg; maiores de 11 anos, recomenda-se a dose de um a dois comprimido de 4 mg.

Pós-operatório:

Utilizar a mesma dose descrita em todas as idades uma hora antes da indução da anestesia.

Quimioterapia:

Continua após a publicidade

Altamente emetogênica (que provoca vômito): adultos devem tomar dose única de 24 mg (três comprimidos de 8 mg) administrado 30 minutos antes do início da quimioterapia do dia.

Moderadamente emetogênica: pacientes com 11 anos ou mais, incluindo adultos, devem ingerir um comprimido de 8 mg, duas vezes ao dia. A primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia, com dose posterior oito horas depois. Recomenda-se ainda um comprimido de 8 mg duas vezes ao dia (a cada 12 horas), durante um a dois dias após término da quimioterapia.

Já crianças de dois a 11 anos, indica-se um comprimido de 4 mg, três vezes ao dia (a cada oito horas) durante um a dois dias após término da quimioterapia.

Radioterapia:

Acima de 11 anos: um comprimido de 8 mg, três vezes ao dia (a cada oito horas), começando uma a duas horas antes da radioterapia. Na irradiação total do corpo e na de abdômen em doses fracionadas diárias, a dose deve ser a cada dia de aplicação da radioterapia. Na radioterapia do abdômen em dose única elevada, continue tomando por um a dois dias após o término da radioterapia.

Crianças com dois a 11 anos: um comprimido de 4 mg, três vezes ao dia (a cada oito horas), começando uma a duas horas antes da radioterapia. Recomenda-se tomar ainda de um a dois dias após término da radioterapia.

Continua após a publicidade

Quais as contraindicações do Vonau Flash? Quem não deve tomar?

Este medicamento é contraindicado nos seguintes casos:

Alérgicos a qualquer um de seus componentes da fórmula;

Se estiver tomando apomorfina, devido ao risco de hipotensão profunda e perda de consciência;

Crianças menores de dois anos;

Pacientes com síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT (ou síndrome do QT longo), ou se você já teve algum episódio de ritmo cardíaco anormal.

Continua após a publicidade

O que saber antes de tomar o medicamento?

O medicamento deve ser administrado com cautela em pacientes fenilcetonúricos, já que os compridos contêm pequena quantidade de fenilalanina, um componente do aspartamo;

Mulheres em idade fértil devem considerar o uso de medidas contraceptivas eficazes;

Recomenda-se não utilizar a ondansetrona durante o primeiro trimestre de gravidez por risco de malformações. Para o restante da gestação, é necessário orientação médica;

Mães que estão amamentando devem usar com cautela;

Idosos não precisam mudar a dose do medicamento, mesmo que em pessoas com mais de 75 anos o organismo demore um pouco mais para eliminar o remédio do corpo;

Continua após a publicidade

Se a ingestão de Vonau junto com outras drogas serotoninérgicas —como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) e inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSNs)— for clinicamente justificado, é recomendada a observação apropriada do paciente para monitorar riscos de síndrome serotoninérgica;

Em pacientes com insuficiência hepática (função alterada do fígado) grave, não se recomenda exceder a dose diária 8 mg;

Interação entre ondansetrona e tramadol pode reduzir o efeito analgésico do tramadol;

Contém corantes de indigotina laca, dióxido de titânio e óxido de ferro que podem, eventualmente, causar reações alérgicas;

Pacientes com bradicardia (diminuição da frequência cardíaca), insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração, ou que tenham baixo nível de potássio ou de magnésio no sangue, devem avisar ao médico antes de tomar Vonau;

Avise também se você estiver utilizando outros medicamentos, especialmente os que causam prolongamento do intervalo QT (alteração do ritmo do coração no eletrocardiograma), para arritmia ou diuréticos.

Continua após a publicidade

Pode usar Vonau Flash e tomar bebidas alcoólicas?

Essa combinação não é recomendada. Embora não haja uma interação direta grave, misturar ondansetrona e o álcool pode:

Sobrecarregar o fígado, especialmente em pessoas com problemas hepáticos;

Mascarar sintomas importantes, como náuseas persistentes, dificultando a avaliação médica;

Irritar ainda mais o estômago e piorar o quadro de náuseas e enjoos.

Pode dirigir se estiver usando Vonau Flash?

Sim, em geral, é possível dirigir ao usar Vonau, mas com cautela. A maioria das pessoas não sente efeitos colaterais que comprometam a atenção ou os reflexos, porém, o medicamento pode causar mal-estar em alguns casos. Por isso, a recomendação é esperar para ver como seu corpo reage ao remédio antes de dirigir ou operar máquinas.

Continua após a publicidade

Grávidas e lactantes podem tomar Vonau Flash?

Estudos levantam suspeitas de que a ondansetrona cause malformações orofaciais quando administrada durante o primeiro trimestre de gravidez. Por essa razão, recomenda-se evitar o uso nesse período. Para o restante da gestação, é necessário orientação e acompanhamento médico.

Já mães que estão amamentando devem usar com cautela pelo risco de passagem do medicamento pelo leite materno.

Vonau Flash dá sono?

Sonolência não está entre as reações adversas deste fármaco.

Interação medicamentosa: pode tomar Vonau Flash com outros remédios?

O uso de apomorfina junto com Vonau é contraindicado, devido ao risco de hipotensão profunda e perda de consciência;

Continua após a publicidade

Se a ingestão de Vonau junto com outras drogas serotoninérgicas —como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) e inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSNs)— for clinicamente justificado, é recomendada a observação apropriada do paciente para monitorar riscos de síndrome serotoninérgica;

A interação entre ondansetrona e tramadol pode reduzir o efeito analgésico do tramadol;

Avise seu médico se você estiver utilizando outros medicamentos, especialmente os que causam prolongamento do intervalo QT (alteração do ritmo do coração no eletrocardiograma), para arritmia ou diuréticos.

Onde armazenar o Vonau Flash?

Mantenha-o guardado na embalagem original, em lugar fresco, com temperatura ambiente (15 °C a 30 °C), protegido da luz e da umidade. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido e, antes de usar, observe o aspecto dele. Caso esteja no prazo de validade, mas com alguma alteração no aspecto e cheiro, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Guarde-o ainda fora do alcance de crianças e animais domésticos.

O que fazer se esquecer de tomar este medicamento?

Use conforme a receita médica. Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrá-la.

Continua após a publicidade

Quais os possíveis efeitos colaterais e reações adversas do Vonau Flash?

As reações adversas que podem ocorrer são:

Muito comum (em mais de 10% dos pacientes): diarreia, dor de cabeça, prisão de ventre.

Comum (entre 1% e 10%): cansaço, exantema cutâneo (manchas, bolhas ou lesões similares).

Incomum (entre 0,1% e 1%): mal-estar, soluços, diminuição dos batimentos do coração (bradicardia).

Rara (entre 0,01% e 0,1%): broncoespasmo (dificuldade de respirar) e anafilaxia (reação alérgica grave).

Continua após a publicidade

Muito rara (menos de 0,01%): erupções cutâneas disseminadas, com bolhas e descamação em grande parte da superfície corporal (Necrólise epidérmica tóxica).

Frequência desconhecida: prolongamento do intervalo QT (incluindo Torsades de Pointes).

Em caso de sintomas como sensação de intranquilidade, agitação, vermelhidão na face, palpitações, coceira, pulsação no ouvido, tosse, espirro, dificuldade de respirar em até 15 minutos da administração do medicamento, procure auxílio médico com urgência.

O que pode acontecer em caso de superdosagem?

Se você tomar uma quantidade maior do que a recomendada, procure atendimento médico o quanto antes e leve a bula ou a embalagem do remédio com você.

Além dos efeitos colaterais comuns, uma superdose pode causar sintomas como cegueira temporária (de dois a três minutos de duração), prisão de ventre intensa, pressão baixa e fraqueza. Esses sintomas costumam desaparecer totalmente depois.

Continua após a publicidade

Em caso de emergência, você também pode ligar para o número 0800 722 6001 (Disque Intoxicação) para receber orientações.

Revisão técnica do texto feita por: Fernanda Cristina Ostrovski Sales, farmacêutica, mestre em Tecnologia da Saúde, doutora em Odontologia (Saúde Coletiva) e coordenadora do curso de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Integra ainda a comissão de ética (CEP) do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.