Pantogar: para que serve, como tomar, efeitos e bula completa

Pantogar é um medicamento em cápsulas indicado para tratar queda de cabelo difusa e enfraquecimento das unhas, melhorando a saúde de ambos e estimulando o crescimento dos fios.
Seu uso pode ser feito tanto por mulheres como por homens —desde que a causa da queda dos fios não tenha relação com alopecia androgenética (calvície clássica), dentre outras.
Confira, a seguir, todas as informações encontradas na bula de Pantogar.
Pantogar: para que serve e bula completa
Para que serve a Pantogar? O que ele trata?
Pantogar ajuda no crescimento e fortalecimento do cabelo e das unhas. Ele é indicado para tratar queda de cabelo tanto em caso de perda sazonal dos fios (causada por estresse ou reações a medicamentos, por exemplo); como nos casos de alopecia difusa, quando os fios caem de forma generalizada, sem causa cicatricial, genética ou hormonal. Também é útil para cuidar do cabelo fraco, quebradiço, opaco ou danificado pelo sol, além de ajudar a prevenir o aparecimento precoce de fios brancos.
Nas unhas, Pantogar melhora problemas como fragilidade, quebra, rachaduras e falta de flexibilidade.
O produto age fornecendo nutrientes como o pantotenato de cálcio, cistina, nitrato de tiamina e levedura medicinal. Também contém a proteína queratina, que é o mais importante componente do cabelo. Com o uso, há melhora no crescimento dos fios, na saúde das raízes e da estrutura do cabelo. As unhas também ficam mais fortes e resistentes.
Precisa de receita médica para comprar Pantogar?
O medicamento é vendido sob prescrição médica, mas não há retenção de receita pela farmácia.
Como usar a Pantogar?
O medicamento deve ser administrado via oral e ingerido durante as refeições com um pouco de líquido, sem mastigar, abrir ou partir o comprimido. Se não houver orientação médica contrária, seguir a seguinte dosagem:
Adultos: uma cápsula, três vezes ao dia. Não ultrapassar o total de três cápsulas ao dia.
Crianças maiores de 12 anos: uma a duas cápsulas ao dia, de acordo com a idade. Não ultrapassar o total de duas cápsulas ao dia.
O tratamento costuma durar de três a seis meses. Se for necessário, pode ser continuado ou repetido.
Quais as contraindicações da Pantogar? Quem não deve tomar?
O medicamento é contraindicado para menores de 12 anos e quando houver alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
O que saber antes de tomar o medicamento?
Tempo recomendado: por causa dao ciclo de regeneração do cabelo, é recomendado que o medicamento seja tomado regularmente por um período de três a seis meses para garantir o sucesso do tratamento.
Alopecia cicatricial: Pantogar não é indicado para alopecia cicatricial, caracterizada pela ausência ou diminuição definitiva dos pelos, podendo ser causada por traumas, queimaduras, infecções, câncer e doenças como líquen plano pilar (lesão no couro cabeludo), lúpus eritematoso (doença autoimune em que a produção inadequada de anticorpos provoca lesões nos tecidos), esclerodermia (doença autoimune que causa espessamento na pele) e mucinose folicular (lesão na raiz do cabelo).
Calvície masculina e hormônios: o medicamento também não é indicado nos casos de calvície masculina, perda de cabelo por motivos genéticos e/ou hormonais. No entanto, embora não trate desses casos ou da alopecia cicatricial, Pantogar pode fortalecer os cabelos restantes.
Gravidez: é recomendado utilizar apenas a partir da segunda metade da gestação e sempre sob orientação médica.
Lactação: não há restrição de uso para mães amamentando.
Pediatria: não se recomenda o uso por crianças menores de 12 anos.
Idosos: não são conhecidas restrições para o uso por pacientes idosos.
Insuficiência renal/hepática: sem restrições para pacientes com insuficiência renal (rins) ou hepática (fígado).
Interações medicamentosas: caso tenha sido tratado com um medicamento que contenha sulfonamida (por exemplo: sulfabenzamida, sulfacetamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfadiazina, sulfametoxazol), informe ao médico antes de usar Pantogar, pois o efeito do antibiótico pode ser prejudicado.
Pode usar Pantogar e tomar bebidas alcoólicas?
Não há interação conhecida do medicamento com bebidas alcoólicas.
Grávidas e lactantes podem tomar Pantogar?
A recomendação é que grávidas utilizem o medicamento apenas a partir da segunda metade da gestação e sempre sob orientação médica. Já para mães que estejam amamentando, não há restrições de uso.
Pantogar dá sono?
Sonolência não está entre as reações adversas do medicamento.
Interação medicamentosa: pode tomar Pantogar com outros medicamentos?
Pantogar pode prejudicar o efeito de antibióticos que contenham sulfonamida, como sulfabenzamida, sulfacetamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfadiazina e sulfametoxazol. Se você está sendo ou foi tratado com esse medicamento, informe seu médico antes de usar Pantogar.
Onde armazenar a Pantogar?
Mantenha o fármaco em temperatura ambiente (15 ºC a 30 ºC), em sua embalagem original, protegido da umidade e não utilize se ele estiver com o prazo de validade vencido.
Caso ele esteja no prazo de validade, mas com aspecto estranho, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Lembre-se ainda de manter este e todos os medicamentos fora do alcance de crianças e dos animais domésticos.
O que fazer se esquecer de tomar este medicamento?
Caso esqueça de usar o medicamento, você deve tomá-lo no momento em que se lembrar.
Quais os possíveis efeitos colaterais e reações adversas da Pantogar?
As reações ao medicamento são raras, com os seguintes sintomas:
Aumento repentino do suor;
Pulso acelerado;
Coceira e urticária (reação alérgica na pele);
Desconforto gastrintestinal, como sensação de queimação no estômago, náuseas, gases e dor abdominal.
Reações sem frequência determinada:
Tontura;
Dor de cabeça;
Vômito;
Palpitação;
Eritema (pele avermelhada).
O que pode acontecer em caso de superdosagem?
Não são conhecidos casos de superdosagem. Se houver ingestão acidental de doses muito acima das indicadas, procure auxílio médico imediatamente e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Se precisar de mais orientações, ligue para 0800 722 6001 (Disque Intoxicação).
Revisão técnica do texto feita por: Nathalia Molina, farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.