Desodalina: para que serve, como tomar, efeitos e bula completa

Desodalina é um suplemento alimentar voltado para quem busca apoio no processo de emagrecimento. Sua fórmula combina cafeína e fibras, ajudando na queima de gordura, no controle do apetite e no aumento da disposição. Atua acelerando o metabolismo e promovendo saciedade. É comercializado em cápsulas de 600 mg, geralmente em frascos com 60 unidades.
Confira, a seguir, todas as informações encontradas na bula de Desodalina.
Desodalina: para que serve e bula completa
Para que serve a Desodalina? O que ela trata?
Desodalina é um suplemento alimentar, especialmente popular para auxiliar no controle do apetite, principalmente a vontade de comer doces e carboidratos, além de acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de calorias —quando associados a uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis.
Ele é composto pelos seguintes ingredientes:
Extrato de laranja Moro: antioxidante, pode auxiliar na queima de gordura;
Quitosana: fibra que ajuda a reduzir a absorção de gordura no intestino;
Psyllium: fibra natural que melhora o trânsito intestinal e promove saciedade;
Cafeína: atua no cérebro aumentando o estado de alerta e trazendo energia;
Ácido ascórbico (vitamina C): antioxidante, apoia o sistema imune;
Espirulina: alga rica em proteínas e nutrientes; pode melhorar energia geral;
Óxido de magnésio: mineral com função muscular e neurológica, geralmente tem efeito calmante leve;
Niacina, ácido pantotênico, biotina e cianocobalamina (vitaminas do complexo B): auxiliam na produção de energia e no metabolismo;
Picolinato de cromo: atua na regulação dos níveis de glicose e insulina no sangue;
Maltodextrina: carboidrato usado como veículo.
Precisa de receita médica para comprar Desodalina?
Por se tratar de suplemento alimentar, não há exigência de receita médica, embora a orientação seja de consumir somente com a supervisão de um médico ou nutricionista. Estes profissionais investigarão as necessidades do seu organismo para saber quantas cápsulas por dia você pode ingerir.
Como usar a Desodalina?
A dosagem do suplemento pode variar conforme a recomendação médica ou nutricional. A sugestão de uso do fabricante é de duas a quatro cápsulas por dia, ingeridas com no mínimo dois copos de água entre 30 minutos e uma hora antes do almoço. A orientação é não ultrapassar quatro cápsulas ao dia.
Quais as contraindicações da Desodalina? Quem não deve tomar?
O suplemento não é indicado para menores de 19 anos, nem gestantes ou lactantes. Além disso, pessoas alérgicas a algum dos componentes da fórmula, assim como a derivados de crustáceos (caranguejo), peixes, moluscos (ostras) e soja também não devem ingeri-lo.
Desodalina contém ainda 200 mg de cafeína por porção (quatro cápsulas), não sendo recomendado para pessoas sensíveis a esse componente, com hipertensão, problemas cardíacos, distúrbios de ansiedade e hipertireoidismo. Os especialistas recomendam o consumo de, no máximo, 400 mg de cafeína por dia para pessoas saudáveis a fim de não trazer efeitos colaterais, como insônia e ansiedade, por exemplo.
O que saber antes de tomar o suplemento?
Desodalina é um suplemento alimentar e não um medicamento. Sendo assim, não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças;
Ele deve ser consumido por pessoas saudáveis e preferencialmente sob orientação de médico ou nutricionista;
Se seu objetivo é perder peso com o suplemento, os exercícios físicos são primordiais, acompanhados de uma dieta balanceada e restrição na ingestão calórica. O consumo excessivo de gorduras e calorias e a falta de atividade física podem atrapalhar o uso do produto;
É indicado uma dosagem máxima de quatro cápsulas ao dia;
Gestantes, mães que estão amentando e crianças abaixo de três anos só devem ingerir esse suplemento sob orientação médica ou de nutricionista.
Pode usar Desodalina e tomar bebidas alcoólicas?
Misturar Desodalina com bebidas alcoólicas não é recomendado. O suplemento contém substâncias estimulantes, como a cafeína, além de compostos termogênicos que aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gordura. Já o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central e pode ter efeitos opostos aos da Desodalina, além de causar os seguintes riscos:
Sobrecarga do fígado: ambos são metabolizados pelo fígado e a combinação pode sobrecarregar esse órgão;
Aumento da pressão arterial e frequência cardíaca: a mistura pode intensificar esses efeitos, sobrecarregando o sistema cardiovascular;
Desidratação: tanto a cafeína quanto o álcool têm efeito diurético, aumentando a perda de líquidos;
Redução da eficácia do suplemento: o álcool atrapalha o metabolismo e pode neutralizar os efeitos da Desodalina.
Pode dirigir se estiver usando Desodalina?
Sim, em geral é possível dirigir usando o suplemento, mas é importante ter cautela, porque a cafeína presente nele pode causar efeitos colaterais que comprometem a atenção e a segurança ao volante, especialmente em pessoas mais sensíveis.
Possíveis efeitos que exigem atenção:
Aumento da ansiedade
Tremores
Tontura
Irritabilidade
Insônia (que pode afetar o reflexo no dia seguinte)
Alterações na pressão arterial e batimentos cardíacos
Se você sentir qualquer desconforto, como agitação ou falta de foco, evite dirigir até se sentir melhor. É sempre indicado fazer um teste em um ambiente seguro para ver como seu corpo reage ao suplemento antes de realizar atividades que exigem atenção constante, como dirigir.
Grávidas e lactantes podem tomar Desodalina?
Grávidas e mães que estão amamentando não devem tomar Desodalina. A cafeína e compostos termogênicos podem afetar o sistema cardiovascular, a pressão arterial e o metabolismo —fatores que exigem muito mais cuidado durante a gestação e a amamentação. Esses ingredientes também podem:
Aumentar o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro (no caso das gestantes);
Passar para o leite materno, podendo causar agitação, insônia e irritabilidade no bebê (no caso das lactantes);
Interferir na produção de leite.
Durante a gravidez e amamentação, só se deve usar qualquer suplemento com orientação médica ou nutricional individualizada. Mesmo substâncias aparentemente inofensivas podem trazer riscos.
Desodalina dá sono?
Não. Na verdade, o efeito mais comum é o oposto: ela pode causar insônia por conta da cafeína.
Interação medicamentosa: pode tomar Desodalina com outros remédios?
O fabricante não lista nenhuma interação, mas indica procurar orientação do seu médico ou nutricionista sobre o uso simultâneo com qualquer outro suplemento ou medicamento.
Onde armazenar a Desodalina?
Conserve o produto protegido da luz, calor e umidade, mantendo-o em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C) e dentro da embalagem original. Lembre-se ainda de deixá-lo fora do alcance de crianças e de animais domésticos.
O que fazer se esquecer de tomar este suplemento?
Se lembrar pouco tempo depois do horário habitual, tome normalmente, desde que ainda esteja longe da próxima dose. Evite ainda a ingestão no fim do dia, pois o produto tem estimulantes e pode atrapalhar o sono.
Porém, caso se lembre muito perto do próximo horário, pule a dose esquecida. Não tome duas doses juntas para compensar a esquecida ou com intervalo muito curto, para evitar efeitos colaterais como ansiedade, tremores, taquicardia ou insônia.
Quais os possíveis efeitos colaterais e reações adversas da Desodalina?
Por conter cafeína, uma substância estimulante, pode causar alguns efeitos colaterais e reações adversas, principalmente se usada de forma inadequada ou por pessoas sensíveis aos seus componentes. Alguns desses possíveis sintomas são:
Insônia
Ansiedade
Irritabilidade
Aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia)
Aumento da pressão arterial
Tontura
Dor de cabeça
Náuseas
Tremores
Suor excessivo
Alterações gastrointestinais (como gastrite, refluxo ou diarreia)
Pessoas com hipertensão, problemas cardíacos, distúrbios de ansiedade, hipertireoidismo ou sensibilidade à cafeína devem evitar ou usar com orientação médica. Importante ainda não misturar com outros estimulantes (como energéticos, chá verde ou excesso de café).
O que pode acontecer em caso de superdosagem?
Neste caso, os efeitos colaterais que já são possíveis com o uso normal podem se intensificar e se tornar perigosos à saúde, principalmente por causa do alto teor de estimulantes, como a cafeína.
Possíveis efeitos de uma superdosagem:
Taquicardia intensa (batimentos cardíacos muito acelerados)
Arritmia cardíaca
Crise de ansiedade ou pânico
Tremores fortes
Insônia severa
Agitação extrema
Dor no peito
Elevação acentuada da pressão arterial
Confusão mental
Náuseas e vômitos
Desmaios
Em casos mais graves, pode haver colapso cardiovascular, convulsões ou até risco de morte, especialmente se a pessoa já tiver algum problema de saúde pré-existente.
Se houver suspeita de superdosagem, suspenda imediatamente o uso e procure atendimento médico urgente, levando a embalagem do produto. Não tente provocar vômito ou tomar medicamentos por conta própria, a não ser que orientado por um profissional de saúde. Você também pode ligar para o número 0800 722 6001 (Disque Intoxicação) para receber orientações.
Revisão técnica do texto feita por: Jerônimo Pietrobon Martins, farmacêutico, doutor em farmacologia bioquímica e molecular, e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.