Desloratadina: para que serve, como tomar, efeitos e bula completa

A desloratadina é um antialérgico usado para aliviar sintomas de rinite alérgica (espirros, coceira, coriza) e urticária (coceiras na pele). Pode ser usada por adultos e crianças a partir de seis meses, conforme orientação médica. Ela age bloqueando a ação da histamina, substância responsável pelas reações alérgicas.

As formas farmacêuticas disponíveis para uso são comprimidos, gotas e xarope, e podem ser encontradas tanto na versão genérica, com o nome do princípio ativo —desloratadina—, como também o medicamento referência e similar que apresentam nomes comerciais.

Confira, a seguir, todas as informações encontradas na bula de desloratadina.

Desloratadina: para que serve e bula completa

Para que serve a desloratadina? O que ela trata?

A desloratadina é um medicamento usado para aliviar sintomas de alergias, como espirros, coriza, coceira no nariz, olhos ou céu da boca, olhos vermelhos e até tosse. Também ajuda no tratamento de coceiras na pele, como a urticária.

Ela age bloqueando a ação da histamina, uma substância que o corpo libera durante uma reação alérgica, evitando os sintomas e a inflamação.

Precisa de receita médica para comprar desloratadina?

Não é necessário receita para comprar desloratadina em farmácias, já que está incluso na lista de medicamentos isentos de prescrição médica. No entanto, alguns produtos com desloratadina, como o xarope, podem exigir receita médica.

Continua após a publicidade

Como usar a desloratadina?

A desloratadina está disponível em três versões: comprimido, xarope e gotas. Todos para uso via oral, uma vez ao dia, com ou sem alimentos no estômago. O comprimido é destinado exclusivamente a maiores de 12 anos. Já a versão em xarope e gotas, abrange desde os seis meses de idade.

Respeite a posologia descrita na bula (dose do medicamento e frequência/dia) pois não há estudos comprovando maior efetividade (maior ação) do medicamento com doses maiores. Além disso, ele pode causar sonolência em excesso.

Comprimido

Um comprimido de 5 mg por dia para adultos e adolescentes a partir de 12 anos. Ele deve ser engolido inteiro com água, sem partir, abrir ou mastigar.

Xarope (uma vez ao dia)

Continua após a publicidade

O volume pode variar de acordo com a concentração do xarope. Para o exemplo abaixo, a concentração de desloratadina é de 0,5 mg/ ml.

6 a 11 meses: 2 ml

1 a 5 anos: 2,5 ml

6 a 11 anos: 5 ml

12 anos ou mais: 10 ml

Gotas (uma vez ao dia)

Continua após a publicidade

6 e 11 meses: 16 gotas

1 e 5 anos: 20 gotas

6 e 11 anos: 40 gotas

12 anos ou mais: 80 gotas

Quais as contraindicações da desloratadina? Quem não deve tomar?

O medicamento é contraindicado para uso por pessoas que já tiveram algum tipo de alergia ou alguma reação incomum a um dos componentes da fórmula.

Continua após a publicidade

O que saber antes de tomar o medicamento?

Caso os sintomas persistam ou piorem após três dias de tratamento, um médico ou um profissional de saúde qualificado deve ser consultado.

Na dose recomendada, não é esperado que o medicamento afete a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas, embora seja indicado aguardar para ver como o corpo reage ao fármaco, já que pode ocorrer sonolência, apesar de muito raro.

O medicamento não deve ser utilizado por grávidas sem orientação médica.

O uso de desloratadina não é recomendado para mulheres que estejam amamentando.

A depender do laboratório, o comprimido pode conter o corante dióxido de titânio, que pode causar reações alérgicas. Verifique na bula correspondente.

Continua após a publicidade

A desloratadina deve ser usada com cuidado por quem já teve convulsões ou tem histórico familiar, especialmente em crianças pequenas, mais sensíveis. Se ocorrer alguma convulsão durante o uso, é importante procurar um médico, que poderá suspender o tratamento.

Pode usar desloratadina e tomar bebidas alcoólicas?

A ingestão concomitante de desloratadina e bebidas alcoólicas não potencializa os efeitos prejudiciais do álcool sobre o desempenho nas atividades diárias.

Pode dirigir se estiver usando desloratadina?

Na dose recomendada, não é esperado que o medicamento afete a capacidade de dirigir. Embora a maioria das pessoas não apresente sonolência durante o tratamento, é recomendado não realizar atividades que exigem agilidade mental, como dirigir um carro ou operar máquinas, até saber como o corpo reage ao medicamento.

Grávidas e lactantes podem tomar desloratadina?

Como a segurança do uso da desloratadina durante a gravidez ainda não foi comprovada, o medicamento só deve ser tomado se o médico achar que os benefícios para a mãe são maiores que os possíveis riscos para o bebê.

Continua após a publicidade

Além disso, como esse medicamento pode passar para o leite materno, ele não é recomendado para mulheres que estão amamentando.

Desloratadina dá sono?

A sonolência pode ocorrer, mas é um efeito descrito como muito raro, ocorrendo em até 0,01% das pessoas que usam o medicamento.

Interação medicamentosa: pode tomar desloratadina com outros medicamentos?

Não foram observadas interações relevantes com outros medicamentos. Além disso, também não houve alterações nos efeitos da desloratadina diante da ingestão de alimentos ou suco de grapefruit (tipo de fruta cítrica). De toda forma, sempre informe ao seu médico o uso de algum outro medicamento.

Onde armazenar a desloratadina?

Guarde o medicamento em temperatura ambiente, entre 15 °C e 30 °C, longe da luz e da umidade, sempre na embalagem original. Antes de usar, confira se ele está com a aparência de acordo como descrito pelo fabricante na bula correspondente. Se estiver diferente, mesmo dentro do prazo de validade, fale com o farmacêutico para ter certeza se ainda pode usar. E lembre-se: todo medicamento deve ficar fora do alcance das crianças e de animais domésticos.

Continua após a publicidade

O que fazer se esquecer de tomar este medicamento?

Se esquecer de tomar o medicamento, tome-o assim que se lembrar ou aguarde o horário da próxima dose caso ela esteja próxima. Não tome uma dose dobrada para compensar a esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico.

Quais os possíveis efeitos colaterais e reações adversas da desloratadina?

A desloratadina pode causar alguns efeitos colaterais.

Os mais comuns são:

Cansaço

Continua após a publicidade

Boca seca

Dor de cabeça

Já os efeitos muito raros, ocorrendo em até 0,01% das pessoas, são:

Reações alérgicas (incluindo anafilaxia e erupções cutâneas)

Taquicardia

Palpitações

Continua após a publicidade

Convulsões

Hiperatividade psicomotora

Sonolência

Enzimas hepáticas e bilirrubina elevadas

Hepatite

Aumento do apetite

Continua após a publicidade

Alucinações

Dor abdominal

Náusea, vômitos e indigestão

Dor muscular

Há ainda reações de frequência desconhecida, como:

Alteração de comportamento

Continua após a publicidade

Agressão

Prolongamento do intervalo QT (alteração do eletrocardiograma)

Sensibilidade à luz

Fraqueza

Se notar qualquer reação indesejada, avise seu médico ou farmacêutico. Vale informar também a empresa através do serviço de atendimento.

O que pode acontecer em caso de superdosagem?

Se você tomar uma quantidade maior do que deveria do medicamento, não tente provocar vômito nem coma ou beba nada. O ideal é ir direto para o hospital e, se possível, levar a embalagem ou a bula com você e informar quantos comprimidos tomou.

Continua após a publicidade

Os efeitos colaterais em caso de superdosagem são parecidos com os que podem acontecer com a dose indicada, embora os efeitos possam ser mais intensos.

Se precisar de mais orientação, ligue para 0800 722 6001 (Disque Intoxicação).

Revisão técnica do texto feita por: Nathalia Molina, farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.