Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Janssen pausa produção de vacina contra covid-19, diz jornal

KAMIL KRZACZYNSKI / AFP
Imagem: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP

Ankur Banerjee e Dania Nadeem

Bengaluru

08/02/2022 18h36

A Johnson & Johnson desativou silenciosamente a única de suas unidades que ainda fabricavam lotes utilizáveis de sua vacina contra a covid-19, a Janssen, no final do ano passado, noticiou o jornal New York Times, citando uma pessoa familiarizada com a decisão.

A suspensão é temporária, e a unidade de Leiden deve retomar a produção da vacina dentro de alguns meses novamente, afirmou a reportagem do NYT.

A Johnson & Johnson tem milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 em estoque, e continua fornecendo a todas suas unidades de envase e formulação, inclusive em Aspen, os insumos necessários para a produção do imunizante, disse a empresa por e-mail.

"Continuamos cumprindo nossas obrigações contratuais em relação ao Covax Facility e à União Africana", disse a farmacêutica.

A instalação na cidade holandesa de Leiden tem fabricado uma vacina experimental, mas potencialmente mais lucrativa, para proteger contra um vírus não relacionado, de acordo com a reportagem.

No mês passado, a farmacêutica fez uma previsão de 3,5 bilhões de dólares em vendas de sua vacina contra a covid-19 em 2022, um salto de 46%, mas ainda assim um desempenho bem abaixo de suas concorrentes.

A empresa reportou vendas de 2,39 bilhões para a vacina contra a covid-19 em 2021, não alcançando sua própria meta de 2,5 bilhões de dólares, após um ano marcado por dificuldades de manufatura, preocupações de segurança e demandas desiguais por um imunizante que já foi celebrado com uma ferramenta promissora para imunizar as populações em regiões de difícil acesso.