Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sanofi registra resultados positivos em testes para potencial vacina

Charles Platiau
Imagem: Charles Platiau

Matthias Blamont

Em Paris

15/10/2020 10h23

Os ensaios clínicos de uma vacina experimental contra a covid-19 desenvolvidos pela francesa Sanofi e a empresa de biotecnologia norte-americana Translate Bio caminham para começar antes do final do ano, após resultados positivos em testes em animais.

A Sanofi e a Translate Bio informaram em um comunicado nesta quinta-feira que os resultados dos testes pré-clínicos mostraram que duas doses da vacina MRT5500 induziram uma resposta imunológica "favorável" em camundongos e macacos.

Ainda não existe uma vacina aprovada internacionalmente para proteger contra a covid-19, infecção que já matou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo e desencadeou o caos econômico.

Mais de 40 fabricantes de medicamentos e grupos de pesquisa estão conduzindo testes em humanos para desenvolver vacinas, dentre os quais sete avançaram para os estágios avançados.

A descoberta, publicada nesta quinta-feira, é semelhante à divulgada em agosto pela Translate Bio, que, na época, afirmou que pretendia lançar testes clínicos em novembro.

A Sanofi e a Translate Bio confirmaram que um ensaio de fase 1/2 em humanos começaria no quarto trimestre para testar a segurança e determinar a dosagem antes de um possível ensaio avançado de fase 3, a última antes do registro da vacina junto a autoridades regulatórias.

As empresas não forneceram uma data de início precisa.