Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pfizer diz que vacina contra covid-19 mostra efeitos colaterais leves

Fadiga e dor de cabeça estão entre os efeitos colaterais da vacina da Pfizer - SIPHIWE SIBEKO
Fadiga e dor de cabeça estão entre os efeitos colaterais da vacina da Pfizer Imagem: SIPHIWE SIBEKO

Manas Mishra e Michael Erman

15/09/2020 20h59

A Pfizer informou hoje que os participantes de um estudo com a vacina experimental contra coronavírus da empresa estavam apresentando efeitos colaterais principalmente leves e moderados quando administrados com o possível imunizante ou com um placebo em um ensaio clínico de estágio final.

A empresa disse em uma apresentação para investidores que os efeitos colaterais incluem fadiga, dor de cabeça, calafrios e dores musculares. Alguns participantes do ensaio também desenvolveram febre — incluindo algumas febres altas. Os dados são ocultos, o que significa que a Pfizer não sabe quais pacientes receberam a vacina ou o placebo.

Kathrin Jansen, chefe de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da Pfizer, enfatizou que o comitê independente de monitoramento de dados "tem acesso a dados não ocultos para que eles nos notifiquem se tiverem alguma preocupação com a segurança, e não o fizeram até o momento".

A empresa inscreveu mais de 29.000 pessoas em seu ensaio clínico com até 44.000 voluntários para testar a vacina experimental contra a covid-19 que está desenvolvendo com a parceira alemã BioNTech.

Mais de 12.000 participantes do estudo receberam uma segunda dose da vacina, disseram executivos da Pfizer em uma teleconferência com investidores.

Os comentários ocorreram depois que os testes de vacina contra a covid-19 da rival AstraZeneca foram suspensos em todo o mundo em 6 de setembro, após um grave efeito colateral ter sido relatado em um voluntário no Reino Unido.

Os testes da AstraZeneca foram retomados no Reino Unido e no Brasil na segunda-feira, depois do sinal verde dos reguladores britânicos e brasileiros, mas continuam paralisados nos Estados Unidos.

A Pfizer espera ter resultados sobre se a vacina funciona em outubro.