Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Testes de vacina contra covid testada no Brasil são suspensos, diz site

Funcionária na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) onde vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 está sendo testada -
Funcionária na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) onde vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 está sendo testada

08/09/2020 19h39

A farmacêutica AstraZeneca suspendeu os testes de estágio final de sua candidata a vacina contra a covid-19 após uma suspeita de reação adversa séria em um participante do estudo. A informação foi publicada hoje pelo site de notícias de saúde Stat News.

A vacina, que também é desenvolvida pela Universidade de Oxford, é testada no Brasil. O governo federal já acertou um protocolo de intenções que prevê a disponibilização de 30 milhões de doses até o fim do ano e está concluindo as negociações para o pagamento e a assinatura de um acordo final que incluirá também a transferência de tecnologia para produção nacional, que deverá ser conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Porém, de acordo com o Stat News, um porta-voz da AstraZeneca afirmou em comunicado que o "processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança".

A candidata da AstraZeneca e de Oxford utiliza um adenovírus de chimpanzés para apresentar ao sistema imunológico a proteína spike, usada pelo coronavírus Sars-CoV-2 para agredir células humanas.

Caso a vacina tenha sua eficácia comprovada, a previsão do Ministério da Saúde é produzir, inicialmente, 100 milhões de doses a partir de insumos importados. A produção integral da vacina na unidade técnico-cientifica Bio-Manguinhos, no Rio, deve começar a partir de abril de 2021.

Com informações da Agência Estado e da Ansa