Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


OMS faz apelo para que países apoiem esquema de vacina "Covax"

Imagem ilustrativa da vacina contra a covid-19, causada pelo novo coronavírus - Robson Mafra/AGIF/Estadão Conteúdo
Imagem ilustrativa da vacina contra a covid-19, causada pelo novo coronavírus Imagem: Robson Mafra/AGIF/Estadão Conteúdo

30/07/2020 14h10

A cientista-chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde) disse hoje que qualquer país que apoie a iniciativa de financiamento Covax tem mais chances de obter uma vacina bem-sucedida contra a covid-19.

Soumya Swaminathan disse em briefing em Genebra que quanto mais países aderirem ao Covax — um esquema projetado para garantir acesso rápido e equitativo globalmente às vacinas contra a covid-19 — maiores são suas chances de sucesso.

Mais de 75 países manifestaram interesse em ingressar na iniciativa Covax, que é co-liderada pela aliança de vacinas Gavi, pela OMS e pela Coalizão Para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi, na sigla em inglês). Seu objetivo é fornecer 2 bilhões de doses eficazes de vacinas aprovadas contra a covid-19 até o final de 2021.

Algumas agências mundiais de saúde estão preocupadas com os países mais ricos que estão sozinhos na corrida para achar a vacina, fechando acordos com fabricantes de medicamentos para garantir milhões de doses de candidatas promissoras para seus cidadãos.