Topo

Estudo preliminar conclui que covid-19 pode causar danos cerebrais

iStock
Imagem: iStock

Kate Kelland

Londres (Reino Unido)

25/06/2020 22h38

Um estudo preliminar feito com pacientes hospitalizados com a Covid-19 descobriu que a doença pode causar danos no cérebro, causando complicações como derrames, inflamações, psicoses e sintomas análogos ao da demência em alguns casos graves.

As descobertas da pesquisa são o primeiro olhar detalhado a uma série de complicações neurológicas ligadas à Covid-19, disseram pesquisadores, e ressaltam a necessidade de estudos mais amplos para descobrir os mecanismos por trás desses danos e ajudar na busca por tratamentos.

"Esse é um importante retrato das complicações cerebrais da Covid-19 em pacientes hospitalizados. É importante que continuemos a coletar essas informações para realmente entender o vírus por completo", disse Sarah Pett, uma professora da University College London que co-liderou o trabalho.

O estudo, publicado na revista Lancet Psychiatry na quinta-feira, examinou em detalhe 125 casos em todo o Reino Unido. O pesquisador Benedict Michael, que co-liderou a pesquisa na Universidade de Liverpool, disse que é importante notar que o estudo se focou em casos graves.

Os dados foram coletados entre os dias 2 e 26 de abril —quando a doença estava se espalhando de maneira exponencial no país.

A complicação mais comum registrada era o derrame, que foi registrado em 77 dos 125 pacientes. Desses, a maioria tinha mais de 60 anos de idade, e a maioria dos casos foi causada por um coágulo no cérebro, configurando o chamado derrame isquêmico.

O estudo também descobriu que 39 dos 125 pacientes mostraram sinais de confusão ou mudanças de comportamento que refletiam um estado mental alterado.