Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Tudo sobre Câncer

Mito ou verdade: teste o quanto você sabe sobre câncer de mama

iStock
Imagem: iStock

Dentre os casos de câncer em mulheres, o de mama representa 29,5% das ocorrências no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). São cerca de 60 mil novos casos ao ano e, nessa categoria, a doença só fica atrás do câncer de pele não melanoma.

A boa notícia é que, quando descoberto precocemente, a chance de cura chega a ser de 95%. porém, diversos mitos que envolvem o problema dificultam tanto o diagnóstico precoce quanto sua prevenção. Responda ao teste e descubra o que é mito e o que é verdade sobre o câncer de mama.

  1. 17

    Sutiã apertado causa câncer

    1. Verdade
    2. Mito

      Segundo Felipe Ades, oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, não há estudos científicos que associem o uso de sutiãs apertados e o surgimento de tumores na mama. A suposição surge da falsa ideia de que o sutiã comprime os vasos sanguíneos e isso faz com que toxinas se acumulem nos seios. Porém, isso nunca foi comprovado.

  2. 27

    Fazer atividade física reduz o risco de câncer de mama

    1. Verdade

      Uma pesquisa publicada no JAMA (Journal of the American Medical Association) apontou que praticar exercícios regularmente reduz em 7% o risco de desenvolver câncer de mama em 7%. Para garantir esse e vários outros benefícios à saúde trazidos pelo esporte, a recomendação é realizar ao menos 30 minutos de atividade física, cinco vezes por semana.

    2. Mito
  3. 37

    O autoexame é a principal forma de detectar a doença

    1. Verdade
    2. Mito

      Os principais órgãos de saúde do mundo não recomendam mais o autoexame como método de diagnóstico do câncer de mama, pois muitas vezes o teste só identifica tumores em estágio avançado ?mas a avaliação pode e deve continuar sendo feita pelas mulheres regularmente como forma de conhecer melhor o corpo. Segundo o Inca, para detecção precoce do câncer de mama é importante consultar-se regularmente com um ginecologista e realizar a mamografia anualmente após os 50 anos (ou até antes, conforme orientação médica, para quem tem histórico da doença na família).

  4. 47

    Prótese de silicone aumenta o risco de câncer de mama

    1. Verdade
    2. Mito

      Não há estudos científicos relevantes que associem o uso de próteses de silicone com um maior risco de câncer de mama. Alguns casos de linfoma anaplásico já foram relacionados com o silicone, mas o problema é raro.

  5. 57

    Todo nódulo na mama é câncer

    1. Verdade
    2. Mito

      Grande parte dos nódulos na mama corresponde a lesões benignas ou cistos. Portanto, caso encontre um "caroço" no seio, não se desespere: o ideal é consultar um mastologista ou ginecologista para investigar seu caso.

  6. 67

    Hereditariedade aumenta o risco de desenvolver a doença

    1. Verdade

      Fatores genéticos corresponderem a apenas 12% dos casos de câncer. No entanto, a hereditariedade aumenta em 80% a probabilidade de ter um tumor. Um aliado na prevenção é o mapa genético, um exame que pode ser feito por meio da análise de fluidos corporais com material genético, como sangue e saliva.

    2. Mito
  7. 77

    É possível prevenir o câncer com boa alimentação

    1. Verdade

      Ter uma alimentação saudável ajuda não apenas a prevenir o câncer de mama, como também vários tipos de tumores. Ainda que não seja um fator determinante, consumir frutas, verduras, legumes e reduzir a ingestão de embutidos, alimentos ultraprocessados e álcool é algo recomendável e, aliado à prática de exercícios e o controle do peso, reduz em até 40% as chances de desenvolver um câncer.

    2. Mito
  • [[pts]] de 7 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • [[pts]] de 7 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • [[pts]] de 7 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • [[pts]] de 7 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

Tudo sobre Câncer