Mãe flagra filho comendo ração do cachorro; quais os riscos e o que fazer?
Ler resumo da notícia

Débora Mayara Agapito, 31, encontrou o filho de dois anos, Augusto, comendo a ração dos cachorros da família. A mulher, que é auxiliar de educação infantil, postou o vídeo do momento nas redes sociais. Mas será que há risco em consumir o alimento dos pets?
Infecções e dor de barriga
O consumo da ração pode causar infecções. Segundo Sarah Saul, médica pediatra e presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo), a ração não é feita para a digestão humana. Uma vez consumida por pessoas, pode causar desconfortos estomacais e até infecções, especialmente em crianças, que têm o organismo mais vulnerável.
O consumo de ração para animais pode causar diversos sintomas. Pode levar a dores de estômago, gases, náuseas, vômitos e diarreia. "Em uma criança pequena, vômitos e diarreia podem aumentar o risco de uma desidratação mais séria. Além disso, há o risco de engasgos", explica Saul.
O que fazer?
Se os pais flagrarem a cena, não precisam se desesperar. O ideal é observar as condições da ração e oferecer bastante água à criança. "Avalie a situação: se foi uma pequena quantidade ou não, se a comida estava fora da validade ou mal armazenada — isso aumenta muito o risco de contaminação", orienta a especialista.
Antes de correr para o hospital, o ideal é ficar atento aos sintomas. "Se a criança apresentar qualquer problema gastrointestinal, vale entrar em contato com o pediatra, que pode oferecer orientações personalizadas e tranquilizadoras", diz Saul.


























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.