Movimento, nutrição, menos estresse: veja 5 ações para viver mais e melhor

Ler resumo da notícia
Viver mais não basta. O desafio real é viver melhor, com corpo e mente funcionando de forma coordenada. Para isso, esqueça modismos, fórmulas mágicas ou promessas de juventude eterna: a chave para um corpo funcional e resiliente ao longo da vida está na disciplina para integrar à rotina, de forma simples, elementos de neurociência, respiração, mobilidade, atividade física, boa alimentação, meditação e recuperação.
Essa combinação comprovadamente ajuda a reduzir o risco de doenças doenças, controlar o estresse e manter a saúde física e mental de forma sustentável.
A relação entre diferentes áreas tem base científica e efeitos práticos visíveis. A nutrição é responsável por fornecer a base energética do corpo e atuar na redução de processos inflamatórios, favorecendo o equilíbrio interno. A meditação e a respiração, por sua vez, ajudam a acalmar a mente, reduzir o estresse e ampliar a consciência sobre o presente --quando praticadas logo no início do dia, essas ações promovem mais foco, leveza e disposição para enfrentar a rotina.
Já exercícios de mobilidade, aeróbicos e de força mantêm articulações saudáveis, fortalecem o sistema cardiovascular, constroem músculos, protegem os ossos e têm impacto direto na saúde mental. "Hoje eu entendo que o treinamento é fundamental para ajudar a nossa saúde mental. E não é só treino na academia, mas também treinar a meditação e a respiração. É uma soma de tudo", resume Rodrigo Perez, profissional de educação física conhecido por seu trabalho com atletas de elite, como o surfista Gabriel Medina, e autor do livro A Arte da Longevidade.
Para ele, o que torna esse caminho tão eficaz é o equilíbrio entre saberes tradicionais e evidências científicas. Técnicas milenares de respiração e meditação, por exemplo, hoje têm respaldo da neurociência. Esse encontro entre tradição e ciência influencia diretamente a forma como lidamos com os desafios do dia a dia, ajudando a manter a calma, melhorar o desempenho e evitar o envelhecimento precoce — já que o estresse crônico eleva os níveis de hormônios como o cortisol.
Mais do que alcançar metas específicas, o objetivo é preparar corpo e mente para os desafios do cotidiano, sem sobrecarga física ou emocional. "Tudo isso reduz estressores hormonais e ajuda a manter o equilíbrio interno", completa.
Cinco ações que fazem a diferença
Rodrigo Perez a seguir lista hábitos simples, acessíveis e eficazes que podem contribuir diretamente para uma vida mais saudável e duradoura.
1. Sono de qualidade Dormir entre sete e nove horas por noite, com regularidade, é o ponto de partida. Ir para a cama cedo e acordar cedo ajuda a organizar o dia e manter os níveis de energia.
2. Hidratação adequada Beber bastante água melhora o funcionamento celular, alimenta o corpo e fortalece a saúde de dentro para fora.
3. Nutrição consciente Não se trata de seguir dietas restritivas, mas de desenvolver uma educação alimentar: saber o que se come, em que quantidade e com que qualidade. "Você é o que você coloca na sua boca", diz ele.
4. Movimento diária A prática de atividade física é fundamental para o bem-estar mental. E não se limita à academia — inclui mobilidade, exercícios cardiovasculares, meditação e respiração.
5. Treinar o sistema cardiovascular Atividades que estimulam o coração ajudam a melhorar a respiração, aumentar a disposição e garantir energia para o dia, desde os compromissos até o tempo com a família.
Mude agora
"A rotina é fundamental", lembra Perez. "Atletas, CEOs, grandes líderes seguem rotinas —e isso serve de exemplo para nós."
Ele reconhece, no entanto, que muitas pessoas têm resistência à ideia de rotina ou acham difícil manter hábitos saudáveis. Por isso, sugere um ponto de partida simples e eficaz: adotar um ritual matinal de apenas 30 minutos. A proposta inclui:
Tome um copo de água
Pratique exercícios de respiração
Faça 10 minutos de mobilidade
Medite por 5 minutos
Leia 10 páginas de um livro
"Trinta minutos do seu dia que vão transformar seu corpo e sua mente. O custo? Nada. Só seu tempo e sua vontade."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.