Remédio contra acne usado por Ana Castela tem restrições; quais os riscos?

Ler resumo da notícia
A cantora Ana Castela, 21, revelou no último domingo que iniciou o tratamento com Roacutan, nome comercial da isotretinoína. Em suas redes sociais, Ana disse que sofre com a acne há muitos anos, e que o uso do medicamento faz parte de uma nova rotina de cuidados com a saúde e com a pele.
O que é e para que serve o Roacutan?
A isotretinoína é um medicamento derivado sintético da vitamina A. A substância também está presente em alimentos e cosméticos, mas em quantidades bem menores do que a dosagem do remédio. No Brasil, a droga começou a ser estudada na década de 1980. Hoje, além do Roacutan fabricado pela farmacêutica Roche, a substância também tem versões desenvolvidas por outros laboratórios.
O medicamento é muito utilizado para casos de acne severa ou resistente a tratamentos anteriores. O principal mecanismo de ação da droga ocorre na glândula sebácea, por meio da ligação a receptores para retinoides específicos, reduzindo sua atividade, seu tamanho e a quantidade de sebo produzida. Com a atrofia definitiva das glândulas sebáceas da pele, há uma diminuição no ritmo de proliferação celular e descamação.
Segundo a bula do Roacutan, o tempo médio para que os resultados clínicos sejam observados é variável, mas estimado entre 8 e 16 semanas. Ainda conforme o documento, a idade mínima para consumo do medicamento é 12 anos.
A longo prazo, o remédio pode ter um efeito de estimular fibras elásticas e fibras colágenas. Porém, é importante ressaltar que a ação da substância é seletiva e mais eficiente na região do organismo que está doente, onde a produção de oleosidade e inflamações é maior. Em um estudo observacional com 100 pacientes em tratamento para acne com isotretinoína com doses diárias de 0,5 a 1 mg por dia —de acordo com o peso de cada participante-, 91% foram curados das lesões e 9% obtiveram melhora parcial.
Efeitos colaterais exigem atenção
Os profissionais reforçam a necessidade de acompanhamento mensal com exames de sangue devido a possíveis efeitos colaterais causados pelo remédio. As principais consequências do uso da isotretinoína são bem conhecidas e manejáveis, desde que o acompanhamento de um médico dermatologista seja regular. Dentre as mais comuns, estão:
- Ressecamento de pele e mucosas (inclusive na região da vagina, o que pode requerer acompanhamento ginecológico);
- Ressecamento de olhos e nariz e, por isso, aconselha-se o uso de colírios lubrificantes e soro fisiológico.
Apesar de raros, pode haver casos de:
- Cefaleia;
- Queda de cabelo,
- Alergia;
- Elevação de gorduras no sangue;
- Elevação dos níveis de colesterol e triglicérides;
- Elevação dos níveis sanguíneos de glicose em jejum;
- Para um número menor de pacientes, pode ocorrer a elevação de enzimas hepáticas --especialmente se a pessoa consome álcool, o que sobrecarrega o fígado, local de metabolização da droga.
Quem não pode tomar Roacutan?
O medicamento é contraindicado a mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento. O remédio é teratogênico, ou seja, pode causar graves defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. Segundo as informações da bula, estes riscos podem afetar o bebê mesmo que a mulher engravide um mês após a interrupção do tratamento.
Em uma gestação durante o uso da substância, pode haver risco aumentado de aborto espontâneo. O medicamento também não é indicado para pessoas que amamentam, já que pode passar para o bebê via leite materno.
Ainda na lista de contraindicações, estão os pacientes com insuficiência hepática. Pessoas com aumento excessivo de vitamina A no organismo antes do início do tratamento e pacientes com valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados também não devem fazer uso do remédio.
Pessoas com histórico de transtornos psiquiátricos, como depressão, exigem cuidados mais próximos ao longo do tratamento. Distúrbios gastrointestinais e oculares, por exemplo, também devem ser acompanhados com mais frequência durante o uso do Roacutan.
O remédio tem venda controlada nas farmácias. Não use Roacutan —ou qualquer tipo de genérico do medicamento— sem prescrição médica. Em caso de dúvidas, consulte um dermatologista de confiança.
*Com informações do Estadão Conteúdo e de matéria publicada em 09/03/2021
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.