Topo

Comprar frutas cortadas é prático, mas é saudável? Perde nutrientes?

Imagem: Thinkstock

Colaboração para VivaBem*

12/06/2025 12h56

Muito comuns nas prateleiras dos supermercados ou mesmo nas feiras livres, as frutas já descascadas e cortadas têm a praticidade como vantagem, mas será que elas realmente são uma escolha saudável?

Isso vai depender das condições de higiene do local, o que nem sempre é fácil de avaliar, já que esses alimentos são manipulados de forma artesanal e muitas vezes longe dos olhos do consumidor. É por isso que, quanto menos você depender de manipulação, mais higiênico será.

Outro ponto crítico é o tempo entre o corte da fruta e consumo. Se a temperatura de armazenamento for maior do que 4°C, você tem até duas horas para se alimentar. Fora da refrigeração, há o risco das bactérias se proliferarem, o que é bem comum nas feiras livres, por exemplo.

Se tiver um coliforme fecal causador de diarreia, você pode ter diarreia. E há até o risco de Salmonella: se quem preparou a fruta usou a mesma tábua de corte em que corta frango cru e não a higienizou corretamente, há risco de contaminação cruzada.

E é sempre importante verificar o frescor ao comprar esse tipo de produto, analisando a embalagem. Quando é uma bandeja, você só consegue ver a parte de cima da fruta. Nos potes transparentes, é possível ver o produto todo e analisar melhor.

Imagem: iStock

Perde nutrientes?

A melhor opção é sempre comer as frutas logo após descascá-las. Quanto mais tempo se passa desde que se corta uma fruta, maior é a possibilidade de oxidação e perdas superficiais, como de água e de vitamina C. Se embalada a vácuo, a perda é menor, mas ainda assim existe. Além disso, a oxidação costuma causar o escurecimento desses alimentos.

Cortá-los em pedaços pequenos também não é uma boa ideia, porque aumenta a área superficial de contato com o oxigênio do ar, o que decompõe mais rapidamente suas vitaminas.

Como higienizar corretamente uma fruta?

Lave em água corrente uma por uma (e tire o cabinho, se tiver, como morangos);

Faça uma solução de duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio por litro de água e deixe imersa por 20 minutos. Depois, lave novamente;

Pegue 1 litro de água e coloque duas colheres (sopa) de água sanitária. Deixe as frutas nesta solução por 10 minutos;

Enxágue de novo. Agora sim a fruta estará higienizada corretamente;

Lembre-se que, para manipular os alimentos, você tem que higienizar corretamente sua mão e usar uma tábua de corte limpa.

*Com informações de reportagens publicadas em 23/06/2020 e 14/07/2017

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comprar frutas cortadas é prático, mas é saudável? Perde nutrientes? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alimentação