7 táticas para evitar lesões na corrida e dicas para evoluir no esporte

Faz parte da vida de praticamente todo corredor lidar com lesões. Mas com alguns cuidados dá para proteger seu corpo e minimizar o risco de se machucar. Veja 7 táticas que vão ajudar você:

Aumente gradualmente o volume (distância) semanal de treino. A recomendação é que a quilometragem que você corre em uma semana nunca exceda 10% da anterior.

Faça exercícios de fortalecimento muscular e de mobilidade.

Realize um bom aquecimento no início de cada treino. Isso significa correr em ritmo bem leve de 10 a 20 minutos, dependendo do seu condicionamento.

Alterne treinos fortes e fracos. A maior parte do seu volume semanal deve ser composta por corridas leves a moderadas.

Nunca ignore a dor e busque ajuda médica caso perceba algum incômodo incomum.

Respeite o descanso.

Treine sempre com orientação de um profissional de educação física.

Quer saber quais são algumas das lesões mais comuns na corrida? Confira em reportagem de VivaBem.

Continua após a publicidade

Inspirações para correr

Vozes da Minha Corrida

O que passa na cabeça de uma corredora em um treino de 32 km? Na nova série em vídeo de VivaBem, a fisioterapeuta Raquel Castanharo compartilha seus pensamentos durante seu longão para a Maratona do Rio. Confira o primeiro episódio no vídeo abaixo.

Terapia em movimento

Imagem
Imagem: Arquivo pessoal

Rafael Nascimento, 40 anos, já passou por altos e baixos e descobriu na corrida uma importante aliada no tratamento da depressão.

Continua após a publicidade

Em relato para VivaBem, o administrador contou como o esporte o ajudou perder 44 kg e melhorar a saúde mental. Leia aqui a história de Rafael.

É errado correr todos os dias? Sim, e você pode se machucar

Repleta de benefícios para a saúde física e mental, a corrida é um esporte viciante —uma das razões para isso é a tal da endorfina, substância produzida durante o exercício, que gera sensação de euforia, prazer e bem-estar.

Empolgadas, muitas pessoas começam a correr e querem treinar todos os dias. Mas vá com calma, pois você pode se machucar.

Ao correr, exigimos bastante dos músculos, das articulações, do sistema cardiovascular e até dos ossos. Dependendo da intensidade do exercício, nosso organismo precisa de cerca de 48 a 72 horas para se recuperar completamente e gerar as adaptações necessárias para o condicionamento melhorar.

Se correr todos os dias, você pode não só atrapalhar sua evolução no esporte, como também aumentar o risco de sofrer lesões.

Continua após a publicidade

A recomendação geral para um iniciante é correr de três a quatro vezes por semana, com ao menos um dia de descanso entre um treino e outro, como explicou o treinador Samir Sabadin em reportagem de VivaBem.

Conforme seu condicionamento evoluir e o corpo estiver mais bem adaptado à corrida —após cerca de seis meses a um ano praticando o esporte—, você pode aumentar o número de treinos e correr em dias seguidos. Mas é importante alternar um dia de treino forte com um de treino leve. Além disso, é fundamental ter ao menos um dia de descanso total na semana.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.