Isolamento, insônia: quais são os sintomas da ansiedade financeira?

Não é possível excluir o dinheiro do bem-estar de um ser humano. A saúde financeira está profundamente ligada à saúde mental, afirma a psicóloga Ana Café, no terceiro episódio da nova temporada do "Conexão VivaBem", apresentado por Flávia Alessandra no Canal UOL.

A falta de preparo para lidar com as finanças pode desencadear sintomas como ansiedade, insônia e até taquicardia, descreve Ana. "Não tem como a gente não pensar na questão financeira quando a gente pensa em bem-estar integral", diz ela.

No programa, a cantora Pocah contou que a falta de conhecimentos sobre como administrar as finanças pessoais teve consequências na vida adulta, especialmente após sua ascensão social.

"Sou uma mulher que veio da favela, de Duque de Caxias (RJ), não fui ensinada a planejar. Vivi muitos anos com carreira, ganhando muito dinheiro, mas sem saber administrar. Hoje, acho que a minha maior dor ainda é como administrar o que é urgente e o que não é tão urgente assim", afirmou a artista.

De acordo com a psicóloga, continuar com o "sentimento de sobrevivente" na vida adulta é comum entre pessoas que sofreram privações na infância.

"A pessoa não consegue parar e gerenciar o que está acontecendo, porque sempre acha que tem que fazer mais", diz a especialista.

Ao mesmo tempo, quem sempre teve dinheiro não está imune a dificuldades na hora de lidar com o próprio orçamento. Sem educação financeira, as finanças pessoais também podem se tornar um gatilho para a saúde mental.

Pessoas que têm muito dinheiro podem adoecer por inabilidade para se posicionar na vida. Muitas vezes, pessoas que têm muito dinheiro não foram preparadas para fazer escolhas, às vezes até lutar por uma carreira. Ana Café, psicóloga

A reserva de emergência pode ser uma das soluções para o estresse financeiro. "A gente chama de reserva prudente. Não é todo mundo que consegue ter, mas é aconselhável que você tente, mensalmente, tirar pelo menos 10% do seu salário para isso", recomenda Ana.

Continua após a publicidade

Segundo a psicóloga, em um cenário ideal, também seria importante reservar 30% do salário para atividades de lazer. "Seria o mundo ideal para você ter saúde mental".

Esse não é, porém, o único caminho para evitar a ansiedade causada pelo dinheiro —ou pela falta dele. Especializada na prevenção e tratamento da dependência química, Ana conta que aconselha pais de crianças e adolescentes a usarem a criatividade para proporcionar aos filhos momentos de lazer que não envolvam gastos elevados.

"Eu digo para os pais: 'faça qualquer coisa que que você possa mostrar ao seu filho que você faz parte da vida dele e que vocês podem se divertir mesmo que a questão financeira seja difícil", diz a psicóloga. Andar em algum parque gratuito é um dos exemplos citados por ela.

"Nesse trabalho de prevenção que eu faço em relação às dependências, é importante mostrar que existe um prazer que não está única e exclusivamente na bebida, nas drogas, redes sociais ou jogos de apostas", acrescenta a especialista. "Traga a criatividade para evitar o adoecimento dos jovens".

Conexão VivaBem

Semanalmente, Flávia Alessandra comanda um papo sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida com convidados especiais. Novos episódios ficam disponíveis toda terça no Youtube de VivaBem e no Canal UOL — na TV, o programa é exibido às 21h30. Assista ao episódio completo com Pocah no topo da página.

Continua após a publicidade

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.