Aumenta disposição e melhora foco: os benefícios do chá de guaraná à saúde

Extraído das sementes da planta Paullinia cupana, o chá de guaraná é um estimulante natural por ter cafeína. A bebida também contém carboidratos, fibras, proteínas, lipídios, e minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio.

A seguir, veja os benefícios à saúde e as características da bebida.

1. Aumenta a disposição e energia

O chá de guaraná é uma fonte natural de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso central. A cafeína ajuda a combater a sensação de cansaço e aumenta o estado de alerta do organismo.

2. Melhora o foco

Por conter cafeína, ajuda a melhorar o foco e a concentração. A cafeína aumenta a atenção, reduz o tempo de reação e melhora o desempenho em atividades que exigem mais concentração e vigilância.

3. Acelera o metabolismo

A cafeína do guaraná pode ter um efeito termogênico, ou seja, pode acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias. Além disso, a cafeína pode estimular a lipólise, processo no qual a gordura armazenada é quebrada para ser usada como energia.

Importante: esses efeitos são moderados e não substituem a necessidade de uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas para alcançar a perda de peso.

4. Possui antioxidantes

O guaraná contém compostos bioativos, como taninos e catequinas, que têm ação antioxidante. Essas substâncias protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, substâncias que estão relacionadas ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de diversas doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade

5. Melhora o desempenho esportivo

A cafeína aumenta a disposição, reduz a sensação de fadiga e melhora o estado de alerta e a concentração durante a prática de atividades físicas. Além disso, estimula a liberação de adrenalina, o que favorece o desempenho em exercícios de resistência, como corrida, ciclismo e musculação.

6. Contribui com a digestão

A bebida melhora o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, os taninos têm leve ação adstringente, controlando os quadros de diarreia leve e ajudando na constipação.

Quantidade recomendada

A quantidade ideal pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da sensibilidade à cafeína. Geralmente, recomenda-se consumir uma xícara de chá de guaraná por dia.

Continua após a publicidade

O melhor horário para consumir o chá de guaraná é pela manhã, para aproveitar seus efeitos energizantes durante o dia e evitar interferências no sono.

Contraindicações

O consumo de chá de guaraná deve ser evitado por:

  • Pessoas sensíveis à cafeína.
  • Gestantes e lactantes.
  • Crianças.
  • Pessoas com problemas cardíacos, ansiedade ou transtornos do sono.
  • Por quem tem úlcera ou gastrite.

Como preparar?

O chá de guaraná pode ser preparado com o pó ou com a semente ralada da planta. Para isso, basta aquecer a água até começar a ferver e, depois, desligar o fogo. Em seguida, adicione de meia a uma colher de pó para cada 200 ml de água.

Continua após a publicidade

A mistura deve repousar por cerca de 5 a 10 minutos, permitindo que os compostos da planta sejam liberados na infusão. Após esse tempo, é indicado coar. O chá pode ser consumido ainda quente e, se desejar suavizar o sabor amargo do guaraná, é possível adoçar com mel ou um adoçante natural.

Fonte: Érica Oliveira, nutricionista do Hospital 9 de Julho.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.