Esperma de salmão? Dermatologista explica tratamentos estéticos inovadores

Cansadas de procedimentos estéticos que desfiguram o rosto ou do excesso de preenchimento, mulheres de diferentes idades têm buscado alternativas que realçam a beleza sem abrir mão da autenticidade. Os procedimentos com resultados mais naturais vão desde utilizar a própria gordura do paciente para remodelar áreas do corpo até aplicar na pele uma substância extraída do esperma de salmão.

O assunto foi tema do primeiro episódio da nova temporada do "Conexão VivaBem", apresentado por Flávia Alessandra no Canal UOL.

No programa, a atriz e cantora Isabel Fillardis, 51, contou que, apesar de nunca ter sido fã de agulhas, as transformações de sua pele depois dos 40 fizeram com que ela decidisse encarar alguns procedimentos estéticos. Técnicas invasivas, porém, não estão na lista de desejos da artista.

A postura de Isabel é uma tendência no mercado da beleza, segundo a dermatologista Carolina Portela, que também participou do programa.

"As pessoas começaram a exagerar na harmonização facial, então chegou um ponto em que elas mesmas disseram: 'chega, tá feio assim'. Muita gente [que fez harmonização] está voltando atrás e buscando técnicas mais naturais", afirmou a médica.

"A busca principal é por equilibrar autoestima e saúde sem recorrer a coisas tão invasivas", disse ela.

Quais são as opções?

Segundo a dermatologista, a grande novidade para o rejuvenescimento da pele que está emergindo é a chamada medicina estética regenerativa — novo conceito que está redefinindo os padrões de cuidados com a pele em todo o mundo.

Ela explicou que as terapias regenerativas prezam pela naturalidade, já que buscam devolver a pele a seu estado original, e recuperar sua função, em vez de apenas colocar o que está faltando.

Continua após a publicidade

Um exemplo citado pela médica são os chamados exossomos: pequenas vesículas liberadas por células em nosso corpo. Eles desempenham um papel importante na comunicação entre as células, transportando proteínas, lipídios e material genético para influenciar o comportamento de outras células.

Os exossomos podem ser isolados e utilizados em tratamentos dermatológicos para promover a regeneração celular, reduzir a inflamação, melhorar a hidratação da pele e até mesmo estimular a produção de colágeno. A aplicação é feita na forma de uma espécie de gel e se dá por meio de microaberturas na pele, por onde ele é absorvido e chega até as células.

Outra alternativa é o PDRN, sigla para polidesoxirribonucleotídeo, um composto de DNA derivado do esperma de salmão. Famosos como Virginia Fonseca, Jenifer Aniston, Kim Kardashian já afirmaram fazer uso da técnica.

"É a célula mais pura de uma raça de salmão, que tem propriedades anti-inflamatórias, despigmentantes e pode regenerar células", afirma Portela, ressaltando que o produto é aprovado no Brasil como cosmético de aplicação tópica e não na forma injetável.

A médica citou ainda a gordura autóloga, também conhecida como lipoenxertia ou preenchimento com gordura, que utiliza a própria gordura do paciente para preencher e/ou "rejuvenescer" áreas do corpo e do rosto; e a radiofrequência monopolar, um tratamento estético que usa ondas de rádio para gerar calor no tecido subcutâneo, estimulando a produção de colágeno.

Questionada por Flávia Alessandra se é melhor fazer botox o quanto antes, a dermatologista respondeu que não existe idade ideal para fazer o procedimento. "Isso é muito individual, depende da força do músculo — se a pessoa é muito expressiva—, se você faz atividade física muito intensa e até se te incomoda ou não, porque tem gente que não se incomoda", afirmou.

Continua após a publicidade

Para a dermatologista, vídeos de skincare no TikTok estão influenciando meninas a buscarem procedimentos estéticos cada vez mais cedo. "As adolescentes chegam no consultório dizendo que querem fazer o skincare das coreanas, então a gente tem que saber conversar e alinhar expectativas", disse ela.

A pele normal tem poros, pele photoshop não existe. Isso estava deixando muitas meninas doentes. (...) Hoje, a gente tem bastante procedimento pra você se manter bem de saúde emocional, física e estética sem precisar recorrer a coisas tão invasivas. Carolina Portela

Conexão VivaBem

Semanalmente, Flávia Alessandra comanda um papo sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida com convidados especiais. Novos episódios ficam disponíveis toda terça no Youtube de VivaBem e no Canal UOL — na TV, o programa é exibido às 13h e às 21h30.

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.