'Esquecem que somos seres humanos': psicólogos também precisam de ajuda

Conhecidos por cuidarem da saúde mental das pessoas, profissionais da psicologia também precisam de ajuda. "Muitas pessoas colam um rótulo de super-herói na gente e esquecem que também somos seres humanos", diz Rodrigo Acioli, psicólogo clínico e conselheiro do CFP (Conselho Federal de Psicologia).

No Brasil, não há uma normativa do CFP que obrigue psicólogos a fazerem terapia periodicamente. No entanto, o Código de Ética Profissional (Resolução CFP nº 10/2005) enfatiza a importância de o psicólogo manter sua saúde mental para o exercício da profissão. Segundo Fabiana Maris Versuti, pesquisadora SBP (Sociedade Brasileira de Psicologia), o recomendado é que o profissional busque acompanhamento psicológico quando necessário, seja para garantir seu bem-estar, seja para a qualidade do atendimento ao paciente.

Diversas pesquisas indicam que psicólogos estão sujeitos a altos níveis de estresse, ansiedade e burnout devido às demandas emocionais da profissão. Esses estudos revelam que fatores como carga horária, envolvimento emocional intenso com pacientes e falta de supervisão contribuem para o desgaste mental, o que reforça a importância do autocuidado e do suporte psicológico. Fabiana Maris Versuti, pesquisadora SBP que também é professora do departamento de psicologia da USP de Ribeirão Preto

'Muitos não acreditam que tenho problemas'

Geisyanne Marquezólo, psicóloga que atua no interior do Mato Grosso do Sul, é uma das profissionais que levantam a bandeira nas redes sociais sobre a importância de os colegas psicólogos cuidarem da saúde mental. "Percebo que muitos não cuidam de si e sempre friso que precisamos cuidar bem de si para fazer um bom atendimento aos outros."

Psicóloga Geisyanne Marquezólo defende nas redes sociais sobre a importância de os colegas cuidarem da saúde mental
Psicóloga Geisyanne Marquezólo defende nas redes sociais sobre a importância de os colegas cuidarem da saúde mental Imagem: Arquivo pessoal

Ela conta que por trabalhar com diversos casos ao dia, não deixa de fazer terapia. "É muito importante tanto para mim quanto para os meus pacientes." Mas a psicóloga diz que não é raro as pessoas se surpreenderem ao notarem que ela também pode ter suas questões. "Quando digo para as pessoas que também tenho problemas, muitos não acreditam. Eles acham que, por eu ser psicóloga, sei lidar com essas coisas sozinha."

Para Acioli, o primeiro passo na busca por maior amparo aos profissionais de psicologia é acabar com a crença de que coloca o psicólogo é isento de dificuldades emocionais. "Da mesma forma que outras pessoas, ficamos preocupados com as contas, temos problemas na família e ficamos estressados. Por isso, precisamos cuidar de nós para cuidar bem de quem nos procura", ressalta.

Quando procurar ajuda?

Versuti destaca que a periodicidade de acompanhamento psicológico varia de acordo com a demanda de cada profissional, considerando fatores como carga emocional, tipo de atuação, volume de trabalho e demandas pessoais. Mas a recomendação geral é que o psicólogo faça terapia especialmente em momentos de sobrecarga emocional ou dificuldades no trabalho.

Continua após a publicidade

"A saúde mental do psicólogo é fundamental para o exercício ético e eficaz da profissão. Lidar com o sofrimento e as emoções dos pacientes exige que o profissional esteja em condições psicológicas adequadas. O autocuidado previne o burnout e melhora a capacidade de estabelecer limites saudáveis na prática profissional", diz Versuti.

Confira dicas de como profissionais da psicologia podem cuidar da sua saúde mental:

Realizar psicoterapia: buscar acompanhamento psicológico para lidar com as próprias emoções e desafios.

Participar de grupos de supervisão: trocar experiências com outros profissionais e receber orientação.

Estabelecer limites: definir horários de trabalho e tempo para descanso e lazer.

Investir em autocuidado: praticar atividades que proporcionem prazer e relaxamento.

Continua após a publicidade

Exercitar-se e relaxar: adotar hábitos saudáveis que promovam o bem-estar físico e mental.

Buscar atualização profissional: ampliar o repertório técnico e minimizar o impacto emocional das demandas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.