Quantas vezes por semana devo treinar para emagrecer ou ganhar músculo?

Para muitas pessoas, encaixar a rotina de atividade física na agenda não é fácil.

E uma dúvida comum que surge na hora de planejar os treinos é quantas vezes na semana precisamos fazer exercícios para ter resultado?

Isso é algo que varia conforme objetivos, estilo de vida, histórico esportivo, genética entre outros fatores, mas existe um número médio que funciona para a maioria das pessoas. Confira:

Para ter mais saúde

Três treinos vigorosos por semana, com 20 a 60 minutos de duração.

Isso é o suficiente para quem deseja espantar o sedentarismo e ter mais bem-estar e saúde. Você pode ainda realizar cinco sessões de 30 minutos de atividade moderada.

Para emagrecer

De três a seis treinos por semana, com 30 a 60 minutos.

A recomendação é bem ampla, pois a quantidade de exercício depende da intensidade. Se você fizer atividades que exigem grande esforço, pode treinar dia sim e dia não, por exemplo. Já exercícios mais leves podem ser realizados por vários dias seguidos.

Continua após a publicidade

O importante é ter em mente que o emagrecimento não depende apenas do exercício. Para perder peso, é essencial manter uma alimentação equilibrada e dormir bem.

Para ganhar músculos

Quatro a cinco vezes por semana, cerca de 40 minutos.

Aqui a quantidade também pode variar bastante, pois vai depender do número de grupo musculares que você trabalha no dia.

O mais importante para a hipertrofia é o volume. Ou seja, o número de séries que você realiza para uma parte do corpo: pesquisas mostram que a faixa ideal fica entre 10 e 20.

E essas séries não precisam ser séries de um mesmo exercício. Para quadríceps, por exemplo, você pode atingir a faixa ideal com 3 séries de agachamento, 3 séries de afundo, 3 séries de leg press e 3 séries de cadeira extensora.

Continua após a publicidade

Uma recomendação importante é evitar trabalhar um mesmo grupo muscular em dias seguidos, para permitir que o corpo se recupere e a hipertrofia ocorra.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.