Esportes na água para espantar o calor, fortalecer o corpo e ter bem-estar

Ler resumo da notícia
Está muito quente, nós sabemos. Mas, em vez de ver só o lado ruim disso, que tal aproveitar o calor para praticar esportes na água? Além de ajudar você a se refrescar, essas atividades são divertidas e trazem inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Não importa se você é iniciante: as modalidades são democráticas e acolhem pessoas com qualquer nível de condição física. "Além disso, muitas são praticadas em ambientes mais descontraídos, como praias, represas e clubes, agregando lazer e contato com a natureza ao exercício. Isso ajuda a dar um ar mais leve à atividade", comenta Guilherme Leme, profissional de educação física e gerente técnico da Bio Ritmo.
Benefícios dos esportes na água
Menor risco de lesões nas articulações "A água reduz significativamente o impacto nas articulações durante o exercício, tornando-se uma opção ideal para quem sofre com problemas articulares", explica Paula Toyansk, profissional de educação física e gerente nacional do programa "Acqua e Kids" da Bodytech Company.
Ganho de resistência física Em esportes que envolvem natação, remar ou outros movimentos contínuos, a resistência da água aumenta a exigência do trabalho aeróbico, melhorando a resistência cardiovascular.
Melhoria do equilíbrio e da coordenação Atividades com pranchas ajuda a melhorar essas capacidades. Isso é benéfico para todos os praticantes, particularmente para idosos ou pessoas em reabilitação.
Fortalecimento muscular "A resistência natural da água é consideravelmente maior que a do ar e exige que o corpo trabalhe mais para se mover", explica a profissional da rede Bodytech. Como consequência, ocorre o ganho de força em todos os grupos musculares. "Além disso, quando os exercícios aquáticos incluem o auxílio de materiais adicionais, como halteres aquáticos, cintos de flutuação ou palmares, o fortalecimento muscular pode ser ainda maior", acrescenta a expert.
Reduz o estresse Toda atividade física traz benefícios para a saúde mental. Em esportes aquáticos isso é potencializado pelo contato com a natureza e pelo simples fato de estar na água, mesmo de piscinas fechadas. "A água tem um efeito calmante, reduzindo o estresse e a ansiedade. A combinação de exercício físico e o ambiente aquático cria um momento de relaxamento mental, promovendo bem-estar psicológico", diz Toyansk.
Socialização Para quem busca criar novas amizades, participar de aulas coletivas de natação, hidroginástica, canoagem e SUP (stand-up paddle), por exemplo, são excelentes para criar laços.
7 esportes aquáticos para praticar neste verão

Natação
É uma modalidade óbvia, mas também a opção mais popular e mais fácil de praticar em grandes cidades --onde há piscinas em academias, clubes, condomínios, espaços públicos etc.
O esporte fortalece o corpo todo e é uma das melhores atividades aeróbicas. Para os mais avançados, variar técnicas e estilos de nado aumenta o desafio do exercício.
Indicada para: todas as faixas etárias e costuma ser acessível para pessoas com condições e restrições físicas variadas.

Hidroginástica
Se o seu objetivo é iniciar uma atividade física tranquila, livre de quaisquer riscos e altamente terapêutica, a hidroginástica é o seu lugar. As aulas são compostas de exercícios suaves, porém eficazes.
Lembre-se de que a resistência da água é um obstáculo natural para desenvolver a força, a flexibilidade e o equilíbrio. E, assim como a natação, é uma alternativa bastante comum em academias, clubes, entre outros.
Indicada para: todas as idades, gestantes e pessoas com histórico ou em processo de reabilitação de lesões.

Stand-Up Paddle (SUP)
É uma ótima modalidade "de entrada" para quem deseja fazer esportes com prancha, pois geralmente é pratica em águas calmas.
O SUP desenvolve o equilíbrio e trabalha a musculatura do corpo todo, especialmente do core (exigido para manter a estabilidade na prancha) e dos braços e costas (recrutados nas remadas).
Indicado para: todas as idades, desde que o praticante não tenha restrições médicas. Por isso, sempre converse com um profissional de saúde para esclarecer questões específicas.

Surfe
Dentre inúmeras vantagens, surfar desenvolve a consciência corporal, a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade, capacidades necessárias para fazer a transição das posturas (de deitado sobre a prancha para em pé) e deslizar na água.
Além disso, a atividade recruta a musculatura do corpo todo. Braços e costas para remar e pernas e core para manter o equilíbrio e fazer as manobras. É um treino completo!
Indicado para: todas as idades, mas requer atenção para indivíduos com mobilidade reduzida, por exemplo. Por isso, o ideal é que iniciantes tenham acompanhamento profissional.

Bodyboarding
Os benefícios físicos são similares aos do surfe, mas não exige tanto equilíbrio nem a musculatura da parte inferior do corpo. Ainda assim, oferece um trabalho corporal completo.
Indicado para: todas as faixas de idade e níveis de experiência. Entretanto, é importante ter o apoio de um instrutor para conduzir as sessões.

Remo
Trabalha principalmente os músculos dos braços, das costas e do core, além de ser um excelente treino aeróbico.
Para iniciantes, a recomendação é ingressar em um clube ou escola de remo, pois investir em barcos e remos próprios tem um custo alto.
Esses espaços oferecem o material, a estrutura, os itens de segurança e a orientação essenciais para os primeiros passos na modalidade. De forma geral, iniciantes praticam em águas mais calmas, como as de rios, lagos e represas.
Indicado para: todas as faixas de idade, desde que se tenha monitoramento profissional.

Canoagem
É um esporte mais radical que abrange um conjunto de modalidades. O rafting é uma delas e tem um espírito mais divertido (e molhado) do que a canoagem de velocidade e a oceânica.
De forma geral, a canoagem é habitualmente praticada em grupos, com percursos de 4 km ou mais, dependendo do local e do nível dos participantes.
Vários clubes oferecem as aulas, cujos benefícios são semelhantes aos do remo. A diferença é que os treinos podem ser mais leves, de acordo com a turma.
Em relação às primeiras imersões, o barco é estável e o instrutor orienta os alunos sobre como utilizar o remo, normas de segurança e outras informações para o passeio.
Indicado para: pessoas de qualquer idade, desde que saibam nadar.
Cuidados gerais para praticar esportes aquáticos
Utilize sempre os equipamentos de proteção: mesmo que você possua experiência prévia, usar acessórios e itens de segurança evitam possíveis acidentes.
Treine sob supervisão de instrutores: afinal, você precisa aprender os fundamentos da modalidade escolhida. Além disso, os profissionais precisam esclarecer todas as dúvidas, avaliar se você precisa de alguma orientação especial e auxiliar o praticante em qualquer tipo de imprevisto ou adversidade.
Hidrate-se e alimente-se bem: como qualquer atividade física, o corpo precisa de energia para enfrentar o esforço.
Use proteção solar: se estiver ao ar livre, é uma recomendação obrigatória para evitar queimaduras solares e curtir a experiência sem prejudicar a saúde.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.