Já viu aparelho para corrigir unha curvada? Solução usa técnica de dentista

Se você gosta de assistir a vídeos de unhas sendo desencravadas nas redes sociais, já deve ter visto podólogos fazendo aplicação de órteses para ajudar unhas muito curvadas. A prática é comum e adaptada de soluções ortodônticas.

O que aconteceu

O TikTok é cheio de vídeos de podólogos usando bráquetes —aquelas pecinhas nos dentes de quem usa aparelho fixo— em unhas dos pés. "A tecnologia surgiu com a odontologia e a adaptamos para a podologia. Usamos também o boton e o gancho metálico, desenvolvidos para dentistas, mas que nos ajudam na correção de hipercurvatura das unhas", diz Lucia Amaral, podóloga e presidente da Sociedade Brasileira de Podólogos.

Acessórios funcionam de diferentes formas. "Na órtese de bráquete, você cola as peças na unha e usa fio ortodôntico para levantar as laterais. No gancho, você tem uma passagem interna em que é possível passar o fio de um lado para o outro na unha, colando-o com resina. O boton também tem esse gancho, é elástico e tem molas, o que ajuda na correção do formato da unha", diz a podóloga.

As órteses não são para unhas encravadas, e sim, para unhas com curvatura acentuada. "Unha encravada é apenas aquele pedaço que entra na pele e causa inflamação. As órteses são para aqueles que têm hipercurvatura, que podem ser causadas por corte incorreto ou até pressão feita no sapato", explica Amaral.

Se bem cuidado, o tratamento só precisa ser feito uma vez. Contudo, o paciente precisará manter o corte correto e a saúde das unhas, para que ela não se curve novamente, e siga o crescimento correto.

Não causa dor, mas traz sequelas se aplicado de forma errada. "O profissional precisa saber qual tração correta colocar, para não causar dor, descolamento e hematomas", explica Amaral. Ela alerta sobre a importância de escolher profissionais que tenham o treinamento correto na hora de recorrer a esses tratamentos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.