Como usar vinagre nos cabelos de adultos e crianças? Veja 4 vantagens

Ler resumo da notícia
Há vários tipos de vinagre disponíveis nas prateleiras dos supermercados: de álcool, vinho (branco e tinto), frutas (maçã), cereais (arroz), balsâmico, orgânico. Considerado um condimento, na culinária a sua principal função é dar sabor e aroma às preparações. Mas você sabia que o produto também pode ser utilizado nos cuidados com o cabelo?
Fabricado com ácido acético, em concentração de 4% a 6%, a partir da fermentação de diversos alimentos e bebidas, o item, como explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, tem pH baixo e propriedades desinfetante, desodorizante e até hidratante. "Além disso, não é tóxico, não contamina o meio ambiente e o lençol freático, tem preço baixo e é encontrado em qualquer lugar", acrescenta o especialista.
A seguir, veja algumas maneiras de usar o vinagre, além de temperar saladas e outros alimentos:
1. Para hidratar os fios
Apesar de cada cabelo ter suas particularidades, o vinagre, e neste caso o mais indicado é o de maçã, pois contém os nutrientes da fruta, pode ser empregado em algumas situações. Por exemplo, quando há a necessidade de uma hidratação extra. "O produto sela as cutículas, melhora a porosidade e proporciona mais brilho e maleabilidade", afirma João Gabriel Nunes, tricologista e dermatologista.
2. Controlar caspa, inflamações e oleosidade
Por ser ácido, também ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo, contribuindo para o controle da caspa, de eventuais inflamações e da oleosidade.
O modo de uso é diluir uma colher (sopa) em um tubo de 200 ml de condicionador ou então duas colheres (sopa) em um pote de 200 ml de máscara capilar — e melhor se eles forem sem sal e sem parabenos — e misturar bem para homogeneizar.
Outra opção é juntar vinagre e água filtrada, em partes iguais, e borrifar, com um spray, no cabelo todo. "Qualquer uma das aplicações pode ser feita duas vezes por semana. Para obter um bom resultado, basta deixar agir por alguns minutos e, logo na sequência, enxaguar", ensina o especialista.
3. Suavizar e neutralizar ação da piscina
Depois de um dia na piscina, o produto, segundo a dermatologista Sylvia Ypiranga, também contribui para suavizar a aspereza dos fios e neutralizar a coloração esverdeada provocada pelo cloro. "Sugiro usá-lo misturado com água, em partes iguais, e quantas vezes forem necessárias."
4. Combater piolhos e lêndeas
O vinagre é uma opção eficaz no combate aos piolhos e lêndeas (ovos dos piolhos, pequenos e geralmente de cor esbranquiçada ou amarelada), devido à sua acidez.
O pH ácido do vinagre ajuda a soltar e amolecer a aderência das lêndeas nos fios de cabelo, facilitando sua remoção com o pente fino.
Embora seja uma solução natural, é importante lembrar que o vinagre deve ser usado com cuidado e, caso o problema persista, a consulta com um profissional de saúde é recomendada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.