8 alimentos que ajudam o cabelo a crescer e diminuem a queda dos fios

O que você consome diariamente pode dar mais força aos cabelos. Cada fio é composto por células que contêm uma proteína chamada queratina. E essas células precisam ser nutridas constantemente com minerais e vitaminas. Com bons hábitos alimentares é possível evitar a queda e acelerar o crescimento capilar.

Por isso, indicamos a seguir os principais alimentos nutritivos para tornar o cabelo mais saudável e brilhante.

Coloque o prato

1. Ovos: O alimento possui proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Juntos, esses nutrientes contribuem para o processo de formação capilar e multiplicação das células dos cabelos, deixando-os mais saudáveis. Comer alimentos ricos em proteína contribui para o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são feitos principalmente desse nutriente.

Imagem
Imagem: iStock

2. Leite: A bebida fornece vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo e potássio, além de proteínas. Por isso, o leite pode evitar a queda dos fios provocada pelas deficiências desses nutrientes. Além disso, o leite possui cálcio, e a falta desse mineral deixa os fios mais quebradiços e finos.

3. Espinafre: Contém grandes quantidades de ferro, um mineral importante para a formação do cabelo e para o transporte do oxigênio no sangue. Dessa forma, o oxigênio chega mais rapidamente às raízes capilares, o que torna os fios mais espessos e fortes. Isso porque o vegetal possui nutrientes benéficos como folato, ferro e vitaminas A e C. A vitamina A ajuda as glândulas da pele a produzir sebo, que ajuda a hidratar o couro cabeludo e mantê-lo saudável.

4. Peixes: Incluir os peixes na dieta ajuda a prevenir o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Além disso, os fios ficam mais saudáveis, fortes e crescem mais rapidamente devido à presença da vitamina B1, que melhora a circulação da região capilar. O alimento possui ainda proteína, ferro, vitamina B12, ômega 3, cálcio e fósforo que contribuem para acelerar o crescimento e dão mais oxigênio para o couro cabeludo. Consuma salmão, atum e sardinha para ter fios mais brilhantes e fortes.

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

5. Batata-doce: Consumir batata-doce ajuda na saúde dos cabelos, pois ela fornece um carboidrato de qualidade e ainda estoques de vitamina C e biotina, um micronutriente que participa da formação dos fios de cabelo. O alimento também possui vitamina A, que ajuda a manter a saúde do cabelo e a acelerar o crescimento.

6. Feijão: Por ser rico em ferro, o feijão é um dos alimentos capazes de evitar a anemia e garantir cabelos mais saudáveis. A leguminosa também é uma excelente fonte de zinco, o que auxilia o crescimento do cabelo. Além disso, o feijão fornece aminoácidos essenciais para a formação dos fios.

7. Carne vermelha: A carne vermelha possui altos níveis de aminoácidos e ferro. Esses nutrientes contribuem bastante para a saúde capilar. Por ter vitamina B, que atua como coadjuvante na formação de queratina, o alimento é uma excelente opção para manter os fios mais fortes. Mas a carne vermelha deve ser consumida com moderação: em excesso, pode gerar radicais livres, o que prejudica a pele e os fios. E escolha os cortes mais magros, sem gordura em excesso.

Imagem
Imagem: Getty Images

Continua após a publicidade

8. Abacate: A fruta é uma excelente fonte de gordura boa para o organismo. Consumir abacate promove o crescimento do cabelo devido à presença de vitamina E. Essa vitamina protege algumas áreas da pele, como o couro cabeludo, do estresse oxidativo do organismo. Sendo assim, os fios ganham mais força e brilho.

Os suplementos funcionam para queda de cabelo?

Depende. Se a queda de cabelo for provocada por deficiência nutricional, sim, os suplementos podem ser uma forma de tratar o problema. Isso porque a falta de algumas vitaminas e alguns minerais no organismo pode mesmo provocar como sintoma a queda dos fios. Alguns exemplos:

Anemia por falta de ferro;

Deficiência de vitamina D;

Deficiência de vitaminas do complexo B;

Continua após a publicidade

Deficiência de minerais como zinco, cobre e selênio.

Não à toa, a maioria dos suplementos disponíveis no mercado hoje possui na formulação justamente minerais, antioxidantes como vitamina C e E, e biotina, que são importantes para o fortalecimento do cabelo.

Mesmo assim, a automedicação não é recomendada. Por um motivo simples: essas deficiências só são descobertas por meio de uma avaliação clínica com especialista e, se necessário, com a complementação de exames laboratoriais.

Uma vez constatado o problema, o tratamento é feito de forma focada, ou seja, a orientação é tomar apenas o que está faltando, e não o alfabeto inteiro de vitaminas.

Queda nem sempre tem relação com alimentação

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

Alguns processos de queda de cabelo estão relacionados a outras questões no organismo. Nesses casos, tomar o suplemento não vai fazer diferença.

Estresse e traumas emocionais, cirurgias, parto e puerpério, menopausa e hipotireoidismo são algumas das causas de queda de cabelo que não se resolvem com suplementos, pois envolvem outros processos no corpo, como o equilíbrio hormonal.

Há ainda a alopecia androgenética, também chamada de calvície, que pode afetar tanto homens como mulheres. Ela é causada principalmente pela ação do hormônio DHT (di-hidrotestosterona), que afina os fios capilares progressivamente até eles começarem a cair.

Por isso, mais uma vez, o recomendado antes de tomar qualquer suplemento é realizar uma avaliação especializada para saber qual a causa da queda.

*Com informações de reportagens publicadas em 14/06/2019 e 06/06/2022

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.