Como identificar colesterol alto pelos pés e pernas? Veja os sintomas

Ler resumo da notícia
O colesterol "ruim", chamado de LDL, em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas que aumentam o risco de infarto e derrame, em um processo conhecido como aterosclerose. É por isso que seu nível deve ser mantido baixo.
Sintomas de colesterol elevado
No geral, o colesterol desregulado não provoca sintomas, mas, em alguns casos, quando os valores estão extremamente altos, é possível que haja alguns sinais clínicos, como:
Nas pernas:
Dormência e dores: com o estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos e artérias por acúmulo de placas de gordura, a dormência e dores podem descer para as pernas. Nos membros, os sintomas são mais perceptíveis nas panturrilhas e coxas. Mas qualquer área entre pés e quadris pode ser afetada.
Nos pés:
Xantomas: depósitos de colesterol sob a pele, que podem aparecer como nódulos amarelados, geralmente em torno dos calcanhares, tendões de Aquiles ou nos pés.
Diminuição da circulação: a redução do fluxo sanguíneo para os pés pode causar frieza, cãibras ou sensação de formigamento.
Pés pálidos ou azulados: isso pode ocorrer devido à má circulação sanguínea, uma consequência do acúmulo de gordura nas artérias.
Feridas que não cicatrizam: com o comprometimento da circulação, feridas ou úlceras nos pés podem demorar mais para cicatrizar.
Esses sinais indicam que os níveis de colesterol LDL estão afetando a saúde vascular e devem ser avaliados por um profissional, que pode recomendar mudanças no estilo de vida ou tratamentos para controlar o colesterol.
Se não tratada, essa doença pode levar a graves desfechos, incluindo gangrena ou até mesmo amputações. Por isso, é fundamental consultar seu médico.
A adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática regular de atividade física, é fundamental para a prevenção, sobretudo, de fatores de risco cardiovasculares.
*Com informações de reportagem publicada em 06/11/2018
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.