Micose pode deixar sua unha amarela e grossa; veja como evitar e tratar
O calor e a umidade costumam favorecer a proliferação da micose. Apesar de poder afetar as mãos, é mais comum na região dos pés, já que tênis e sapatos fechados favorecem a proliferação dos fungos. Mas não é só na pele que ela pode aparecer. A micose de unha, conhecida por onicomicose, pode alterar a cor (deixa amarela ou branca), a forma, a textura (deixa mais espessa) e pode descolar a unha ou quebrá-la.
O problema na unha é causada pelos fungos dermatófitos: Epidermophyton, Trichophyton e Microsporum. A higiene incorreta no banho, deixar os dedos molhados ou ficar descalço em lugares compartilhados são fatores que contribuem para o surgimento do problema. Já os ambientes mais propícios são os banheiros públicos, praia e piscina.
Como evitar
Ainda que algumas micoses possam ser transmitidas de pessoa para pessoa, a prevenção está baseada em não oferecer um ambiente (no corpo) que favoreça o desenvolvimento do micro-organismo.
O alerta dos especialistas consultados, a fim de evitar esse tipo de micose, é:
Cuidar bem das unhas —o que inclui uma boa higiene;
Não compartilhar esmaltes e materiais para cortá-las, como tesouras e alicates;
Evitar unhas em géis;
Não ficar com a mão molhada por muito tempo;
Diminuir o uso de detergentes e removedores de esmalte;
Evitar repetir o mesmo calçado por dois dias seguidos. O ideal é intercalar e, no dia que não estiver usando o calçado, deixá-lo secando em um local bem arejado;
Se possível, evitar sapatos fechados e apertados. Em casa, ficar de chinelo, para arejar os pés;
Caso seus pés fiquem muito úmidos de suor durante o dia, seque os dedos com papel higiênico;
Em lugares públicos, evitar ficar descalço —use chinelos para evitar o contato com áreas que estejam possivelmente contaminadas.
Diabetes e doenças genéticas e adquiridas que diminuam a imunidade também favorecem as onicomicoses. Por isso, é importante cuidar da imunidade adotando hábitos saudáveis, como ter uma alimentação balanceada, fazer exercícios físicos diários e ter boas horas de sono.
Tratamento
O tratamento é feito com medicamentos antifúngicos em forma de creme, esmalte ou comprimidos.
Normalmente, é preciso seis meses de tratamento para as unhas das mãos e até um ano para as dos pés, sendo essa uma das micoses mais difíceis de tratar, já que os fungos se alimentam da queratina presente nas unhas.
*Com informações de reportagens publicadas em 25/01/2024 e 10/11/2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.