Virginia reclama de sangramento com chip contraceptivo; como ele funciona?

A influenciadora Virginia Fonseca usou as redes sociais para falar sobre o método contraceptivo que usa, o Implanon NXT, um implante hormonal de etonogestrel. "Eu não paro de ficar menstruada. Estou achando que é o implanon", contou no Instagram nesta segunda-feira (18). "Vi muitas mulheres falando, quando disse que coloquei o meu, que ficaram sangrando direto, mas achei que comigo seria diferente."

Ela pediu ajuda dos seguidores e disse que ia esperar mais alguns meses para ver se a situação iria melhorar.

Como funciona o método?

Implanon NXT é um implante hormonal de etonogestrel e também conhecido como "chip contraceptivo". Ele inibe a ovulação, modificando o muco do colo do útero e a camada interna do útero, dificultando a possibilidade de fecundação, ou seja, não é um método abortivo.

Inserção pode ser feita no consultório médico. O especialista coloca anestesia local, na subderme, logo abaixo da pele, na região interna da parte superior do braço, através do aplicador estéril, que vem com o implante. O implante hormonal é plástico, em formato de bastão, tem quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.

Etonogestrel é liberado continuamente em doses pequenas. Em cerca de oito horas, os níveis sanguíneos do hormônio já alcançam concentrações suficientes para inibir a ovulação. Pode ser utilizado por até três anos, porém pode ser retirado a qualquer momento.

Método não precisa de mais intervenção após inserção. Em alguns municípios o implante é oferecido pelo SUS.

É normal ficar sangrando com o método?

Sangramento vaginal irregular é uma das queixas mais frequentes. Todos os métodos contraceptivos hormonais podem ter eventos adversos e efeitos colaterais.Outros sintomas envolvem cefaleia, ganho de peso, acne, oscilação de humor, dor na mama e dor abdominal.

É possível associar medicações para a redução do sangue. De acordo com a ginecologista Larissa Cassiano, colunista de VivaBem, algumas pessoas que utilizam este método não apresentam nenhum tipo de sangramento vaginal, enquanto outras têm a mesma queixa citada pela apresentadora.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.