Acalma a ansiedade e alivia dores: os benefícios do chá de lavanda à saúde

O chá de lavanda, também conhecido como chá de alfazema, é uma infusão feita a partir das flores de Lavandula angustifolia. É bastante utilizado por conta de suas propriedades relaxantes e por ter um sabor suave e levemente adocicado.

A seguir, veja os principais benefícios dessa bebida e dicas de como consumi-la.

Reduz ansiedade e estresse

O chá de lavanda contém compostos que exercem um efeito relaxante sobre o sistema nervoso, ajudando a aliviar o estresse e a promover uma sensação de tranquilidade. Muitas pessoas o utilizam para acalmar a mente e melhorar a qualidade do sono.

Pode aliviar dor de cabeça

A lavanda é eficaz no alívio da cefaleia tensional, podendo ser usada tanto na forma de infusão de óleos essenciais quanto no consumo de chás preparados com suas flores. Ela tem propriedades calmantes e atua como um analgésico natural.

Possui ação anti-inflamatória

Contém propriedades anti-inflamatórias que contribuem para a redução da inflamação no corpo, o que alivia diferentes tipos de dores.

Faz bem para a digestão

Ajuda no alívio de problemas digestivos, como cólicas e indigestão, ao relaxar os músculos do trato gastrointestinal. Também estimula a produção de bile, ajudando na digestão de gorduras e melhorando a absorção de nutrientes.

Continua após a publicidade

Contém antioxidantes

A lavanda possui antioxidantes, que desempenham um papel importante na proteção das células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Essas moléculas instáveis levam ao estresse oxidativo, o que contribui para o envelhecimento celular e o desenvolvimento de diversas doenças crônicas.

Contribui com o equilíbrio hormonal

O consumo da bebida pode regular os hormônios femininos em diferentes fases do ciclo menstrual, sendo benéfico durante a menstruação e a menopausa. Ao promover o equilíbrio hormonal, a lavanda pode aliviar sintomas associados a essas fases, como alterações de humor e cólicas.

Faz bem para a pele

As propriedades adstringentes da lavanda ajudam a equilibrar a produção de gordura pelas glândulas sebáceas, o que pode ser benéfico para pessoas com pele oleosa. Além disso, a ação antioxidante previne o envelhecimento precoce da pele.

Continua após a publicidade

Suas propriedades cicatrizantes, com ação antisséptica e anti-inflamatória, contribuem para a recuperação de feridas e irritações. Por fim, o chá de lavanda também atua como um calmante, aliviando irritações em peles que foram expostas ao atrito ou a queimaduras solares.

Quantidade recomendada e contraindicações

O chá de lavanda pode ser consumido até três vezes ao dia, sendo recomendado tomar após cada refeição principal.

A bebida não é indicada para crianças com menos de 12 anos, pessoas com gastrite ou úlceras gástricas, além de gestantes e mulheres que estão amamentando. Como pode causar sonolência, é recomendável que aqueles que ingerirem o chá evitem dirigir ou operar máquinas pesadas.

Como preparar o chá de lavanda?

Para preparar o chá, coloque 2 colheres (sopa) de flores de lavanda em um litro de água quente (não fervida). Em seguida, cubra o recipiente com um pano durante 10 minutos. Após esse período, coe o chá, que estará pronto para consumo.

Continua após a publicidade

Fonte: Erika Cardoso Araújo, nutricionista clínica do Hospital do Câncer do Grupo Santa Casa de Franca (SP).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.