Controla o colesterol e diminui prisão de ventre: os benefícios do cajá
O cajá é uma fruta típica do Nordeste brasileiro apreciada por sua polpa suculenta de cor amarelada e sabor agridoce. É bastante consumida in natura ou usada na preparação de sucos e doces.
Entre seus nutrientes estão as vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, é fonte de antioxidantes, fibras, cálcio, magnésio e potássio. A seguir, veja os principais benefícios para a saúde do consumo do cajá.
Aumenta a saciedade
O cajá tem boa quantidade de fibras que retardam o esvaziamento gástrico, prolongam a sensação de saciedade após as refeições. Por conta disso, pode contribuir com o controle de peso, uma vez que a pessoa sente menos fome.
Diminui constipações
A fruta contribui com o funcionamento intestinal devido ao seu teor de fibras. As fibras aumentam o volume das fezes, facilitando seu trânsito pelo sistema digestivo. Portanto, consumir o cajá alivia a prisão de ventre.
Além disso, a fruta contém bastante água, o que amolece mais as fezes, facilitando a sua eliminação.
Faz bem para pele
O cajá possui vitamina C, um antioxidante fundamental para a saúde da pele. Ela promove a produção de colágeno, melhora a elasticidade da pele, clareia manchas e auxilia na cicatrização.
Consumir cajá regularmente pode contribuir para uma pele mais saudável, protegida contra danos dos raios e com uma aparência mais jovem.
Melhora o sistema imunológico
É benéfico para o sistema imunológico devido a presença de vitamina C, que fortalece as defesas do organismo. Esta vitamina atua como antioxidante e desempenha um papel importante na função imunológica, ajudando o corpo a combater infecções.
Controla o açúcar no sangue
As fibras presentes na fruta ajudam na regulação do açúcar no sangue ao retardar a digestão e a absorção de carboidratos. Isso ocorre porque elas formam um gel no trato digestivo.
Por isso, os açúcares dos alimentos são liberados gradualmente na corrente sanguínea, evitando picos repentinos de glicose.
Controla o colesterol
As fibras reduzem os níveis de colesterol LDL (considerado "ruim") no sangue. Isso porque formam um gel viscoso no trato digestivo, que se liga ao colesterol e aos ácidos biliares, impedindo sua absorção pelo corpo e facilitando sua eliminação por meio das fezes.
Além disso, as fibras aumentam o volume e a frequência das fezes, o que contribui para a eliminação do colesterol.
Reduz inflamações
Como muitas frutas tropicais, o cajá contém antioxidantes como as vitaminas C e A, que combatem o estresse oxidativo e protegem as células contra danos.
Consumir alimentos ricos em antioxidantes e fibras, ajuda na redução da inflamação ligada ao estresse oxidativo.
Ajuda na hidratação
O cajá ajuda a manter o corpo hidratado devido ao seu alto teor de água. Quando está maduro e fresco, é suculento e refrescante, fornecendo uma boa quantidade de líquidos.
Contraindicações
O consumo de cajá costuma ser seguro para a maioria das pessoas. No entanto, alguns indivíduos podem ser alérgicos à fruta. Pessoas com diabetes devem consumir com moderação, uma vez que o cajá possui alto teor de açúcar natural.
Por conta das fibras, algumas pessoas sentem desconforto digestivo ao consumir a fruta em abundância.
Como consumir
Não existe uma quantidade específica recomendada para o consumo de cajá. O ideal é consumir uma ou duas porções por dia.
O fruto pode ser consumido com ou sem casca, tanto ao natural quanto no preparo de diversas receitas, como sucos, sorvetes, iogurtes e geleias.
Também pode ser adicionado em saladas, molhos e pratos principais. Além disso, é ingrediente de compotas e conservas, além de saladas de frutas.
Fonte: Marli Brasioli, nutricionista e conselheira do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região).
Deixe seu comentário