Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


David Miranda morre após infecção que se tornou generalizada; o que é sepse

Deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) - Diego Bresani/UOL
Deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) Imagem: Diego Bresani/UOL

Do VivaBem*, em São Paulo

09/05/2023 10h18

O ex-deputado federal David Miranda morreu hoje aos 37 anos. Ele havia sido internado em agosto de 2022 na UTI da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, com fortes dores abdominais que foram posteriormente diagnosticadas como um quadro de infecção gastrointestinal que se tornou generalizado.

Um quadro de infecção generalizada, também conhecido como septicemia ou sepse, acontece quando há uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias. Infecções intestinais, caso de Miranda, estão entre as mais comuns que podem levar à sepse.

A morte do ex-deputado foi confirmada pelo jornalista Glenn Greenwald, marido dele, no Twitter. "Ele morreu em paz, cercado de nossos filhos, família e amigos", afirmou o jornalista.

Como a sepse acontece?

Toda vez que ocorre uma infecção —que pode ser uma simples gripe—, o sistema de defesa do corpo humano entra em ação para combater a doença, provocando uma inflamação local.

A pessoa, então, pode ter febre e sentir cansaço, por exemplo. Em alguns dias, porém, sente-se melhor e volta à vida normal.

Entretanto, pode acontecer de essa resposta ser desregulada e, de alguma forma, passar a prejudicar o seu próprio organismo. Isso é a sepse: uma resposta sistêmica à infecção.

Do ponto de vista clínico, o quadro é reconhecido quando se verifica uma disfunção orgânica, como é o caso de uma infecção urinária que se espalha e afeta órgãos como o rim, pulmão, cérebro ou fígado, por exemplo.

As infecções mais comuns que podem levar à sepse

  • Pneumonia (35%)
  • Infecção do trato urinário, como bexiga, rins (25%)
  • Infecção intestinal (11%)
  • Infecção de pele (11%)

Quais os sintomas da sepse?

A sepse sempre aparece em decorrência de uma infecção de base, como pneumonia ou meningite.

Isso significa que já existe uma doença em curso —no caso de David Miranda, era uma infecção intestinal— causada por vírus ou bactéria, com seus sintomas característicos, como:

  • Febre
  • Mal-estar generalizado
  • Retenção de urina

Mas há outros sintomas que servem de alerta para a sepse, como:

  • Alteração da consciência
  • Aceleração da respiração (mais de 22 incursões respiratórias por minuto)
  • Pressão baixa

Toda febre que não passa já indica que a infecção não está evoluindo bem e deve ser avaliada por um médico. A sepse é considerada uma situação de emergência, ou seja, é preciso procurar um pronto-socorro imediatamente.

Tratamento contra sepse

O mais importante é o diagnóstico precoce, pois o tratamento é relativamente simples: indica-se o uso de antibiótico (caso for uma bactéria) já dentro da primeira hora da definição do diagnóstico, além de soro para hidratação e normalização da pressão. A evolução do caso depende de diversos fatores, como o tipo de infecção e o quadro geral do indivíduo.

*Com informações de reportagem publicada em 27/08/2019.