Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Julia Roberts teve urticária ao gravar 'Uma Linda Mulher'; entenda condição

Li Yang/China News Service via Getty Images
Imagem: Li Yang/China News Service via Getty Images

Do VivaBem*

18/03/2023 14h40

Durante as gravações do filme Uma Linda Mulher, exibido na Globo na tarde deste sábado (18), a protagonista Julia Roberts desenvolveu uma urticária. De acordo com o jornal britânico Mirror, a reação alérgica na pele surgiu nas filmagens de uma cena de sexo, em que a atriz demonstrou nervosismo.

Na ocasião, a produção do longa-metragem teria oferecido uma uma loção de calamina para amenizar a situação.

De acordo com a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), a urticária não tem causas emocionais, psicológicas ou é provocada por estresse. Mas, embora não seja o fator principal, eventos estressantes poderiam piorar os sintomas de quem já tem a condição.

O que é urticária?

A urticária é uma condição dermatológica que pode ser provocada por:

  • Alergias a alimentos, picadas de insetos e medicamentos;
  • Exposição solar;
  • Traumas físicos;
  • Roupas apertadas;
  • Exercícios físicos muito intensos.

Há também a possibilidade de a urticária estar associada a uma doença autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico produz células e anticorpos que atacam a si.

Quais são os sintomas?

Coceira é o sintoma mais comum, mas a pessoa também pode ter lesões que dão sensação de ardor ou queimação. Essas marcas podem aparecer nas mãos, pés, pernas e braços.

Quando é acompanhada de edema (inchaço) mais intenso nas pálpebras, nas mucosas dos olhos e lábios e no rosto, é chamado de angioedema. Esse quadro pode evoluir para as vias respiratórias e gástricas, provocando dificuldade para respirar e deglutir, além de dor abdominal com diarreia.

Dependendo da duração dos sintomas, a urticária pode ser classificada como:

  • Aguda: quando os sinais e sintomas desaparecem em menos de seis semanas.
  • Crônica: quando os sintomas duram por seis semanas ou mais.

Tratamento para urticária

A principal medida é identificar o tipo de urticária e as possíveis causas para eliminá-las, quando possível. Alguns medicamentos podem ser usados: anti-histamínicos, corticoides, imunossupressores e imunobiológicos, de acordo com a origem e intensidade do quadro.

A calamina, que Julia Roberts teria usado na ocasião, pode fazer parte do tratamento dos sintomas para amenizar coceira e irritação na pele.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), uma dieta alimentar pode ajudar numa melhora rápida, evitando o reaparecimento das lesões durante o tratamento.

*Com informações de reportagem publicada em 17/01/2023